O objetivo deste trabalho é verificar a realidade do ensino e aprendizagem de Ciências em escolas públicas de ensino fundamental no município de Campina Grande, Paraíba, a partir das percepções dos atores envolvidos nestes processos. Para a realização do estudo, participaram quatro professores de ciências e 133 alunos do 6º ao 9º ano de três escolas públicas, na faixa etária entre 11 e 16 anos. Os dados foram coletados através de questionário do tipo misto – questões de múltipla escolha e questões abertas, sendo a amostra aleatória e os dados foram analisados de modo descritivo, com abordagem quantitativa. Faz parte dos objetivos da educação ajudar os alunos a estimular o raciocínio lógico, a curiosidade e oferecer condições adequadas para torná-los mais aptos a enfrentar os desafios da sociedade contemporânea, no entanto a educação tradicional contrapõe esses objetivos por apresentar escolas onde o processo de ensino se desenvolve de forma sistemática, em cujas salas de aulas os alunos são instruídos pelos professores para memorizar conteúdos programáticos desconectados e descontextualizados e, quando solicitados em algum tipo de avaliação, reproduzi-los. Observa-se que em algumas práticas pedagógicas o ensino não proporciona metodologias inovadoras capazes de envolver o aluno com a disciplina. Conclui-se, que a formação de professores necessita dar ênfase a uma formação que conduza o profissional da educação a uma prática docente ativa com atuação e reflexão sobre sua ação, diferente do estágio formador, e que a educação familiar dos alunos precisa ser trabalhada para que haja mais respeito no ambiente escolar, resgatando assim, o interesse e a motivação dos atores envolvidos nesse processo de ensino-aprendizagem