O ensino de história no Brasil enfrenta distintas dificuldades de apresentar diversos métodos
de ensino em sala de aula em escolas públicas por falta de equipamentos e outros problemas. Mas há
vários meios de utilizar métodos diferentes em sala de aula, como utilizar os recursos tecnológicos e a
partir disso usar a criatividade para chamar a atenção e a força de vontade de aprender a estudar
história de uma forma mais expositiva, dinâmica e pedagógica. Como também, expor o método de
produção desses recursos e também a forma que é aplicada em sala de aula e destacar o programa
educacional que é voltado praticamente a esse tipo de método de aplicação de produtos pedagógicos,
assim incentivando os alunos acadêmicos de licenciatura a gostar de lecionar e ter várias formas de
aplicar seu conhecimento, ajudando ao aluno da escola a compreender o conteúdo de forma
diferenciada. Isso traz pontos positivos para ambos os envolvidos, tanto ao aluno graduando como o
do ensino fundamental e médio. A tecnologia é um dos recursos essenciais para um professor utilizar
em sala de aula que recorre a uma série de diferenciações de trabalho através desse mecanismo.
Destacando um dos produtos aplicados por uma das pibidianas, que diz respeito a um vídeo autoral,
focando no tema da biografia de Darcy Ribeiro, um escritor importante que influencia o ensino de
história e outras áreas. Vale salientar, que além da produção destaca-se a experiência contada, onde
houve resultados positivos entre todos os envolvidos na respectiva produção, aplicação e também dos
espectadores.