A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ? um documento de car?ter normativo, que visa estabelecer uma norma curricular comum em todo o territ?rio brasileiro, definindo assim os saberes, compet?ncias e objetivos base para os anos iniciais, ensino fundamental e futuramente do ensino m?dio. Este trabalho tem como objetivo propor uma reflex?o a respeito das compet?ncias para o ensino de hist?ria propostas na BNCC, pois existem discord?ncias e lacunas com rela??o ? proposta da Base. Como metodologia ser? utilizada a an?lise de conte?do para an?lise do documento da BNCC, no que tange o ensino de hist?ria voltado para os anos finais do ensino fundamental. Segundo os idealizadores a Base n?o exp?e uma listagem de conte?dos que devem ser ensinados e sim uma descri??o das inten??es educativas. ? necess?rio refletir e problematizar a respeito das inten??es propostas no documento; A elabora??o da BNCC ? cercada por conflitos de interesses antag?nicos, pois antes mesmo da Base ser escrita e desenvolvida em conjunto, ?O Movimento pela Base Nacional Comum? foi elaborado por institui??es mantidas pela iniciativa privada. Alguns ?rg?os p?blicos afirmando o sucesso da formula??o de Bases Nacionais em outros pa?ses afirmam a import?ncia da base para que o professor execute as normas propostas. Abordar as compet?ncias educacionais, contribui para o entendimento dos processos de ensino e aprendizagem que s?o planejados para os discentes. Professores e alunos constroem diariamente os saberes atrav?s de um processo firmado pelo cotidiano e atividades escolares, assim como outas express?es que exacerbam o ambiente de sala de aula. Por isso ? importante uma constante aten??o com os curr?culos escolares. Existem ainda incertezas sobre a aplica??o pr?tica da BNCC e discord?ncia sobre a reprodu??o do modo linear, o qual a mesma prop?e para o ensino de Hist?ria. ? fundamental que nesse momento que precede uma suposta mudan?a vinda com uma norma comum para o ensino, refletir sobre as inten??es e preceitos propostos para disciplina de Hist?ria. Perceber as mudan?as e perman?ncias nas diretrizes propostas por esse documento ? fundamental para que possamos compreender se as mudan?as propostas s?o de fato necess?rias para um salto qualitativo para o ensino de Hist?ria nacional.