O artigo em pauta tem como tema: a forma??o continuada dos professores da FAESPI/UNIT: um estudo de caso comparativo, foi constru?do com base em dois estudos: bibliogr?fico e de campo. O estudo bibliogr?fico teve como refer?ncia autores/pesquisadores que tem contribui??es te?ricas sobre o assunto em foco. A pesquisa emp?rica teve como atores sociais os professores das duas institui??es de ensino, em que sele??o n?o teve um crit?rio pr?vio, mas a disponibilidade dos sujeitos quererem participar. Como instrumento de coleta de dados: o question?rio, composto de quest?es estruturadas, semi-estruturadas e discursivas. Os resultados devem ser realizados para acompanharas inova??es advindas de todas as ?reas do conhecimento humano. A relev?ncia social e pedag?gica da pesquisa ? inquestion?vel, pois ? medida que melhora a pr?tica pedag?gica dos professores, consequentemente, ? melhorado o processo ensino aprendizagem e o n?vel de desenvolvimento sociocultural e educacional do pa?s. Ser?o apresentados tamb?m caminhos alternativos para melhoria da forma??o dos profissionais.
Palavras-chave: Forma??o continuada. Qualifica??o docente. Melhoria do processo ensino aprendizagem.