RESUMO: A constitui??o de um sujeito perpassa pela rela??o com o Outro. A partir do enlace que o beb? estabelece com o agente materno, ? que se inserem neste as possibilidades de vir a ser sujeito. No entanto, cada vez mais cedo a crian?a tem esse enlace rompido, e o beb? acaba sendo acolhido pelas escolas de educa??o infantil. Assim, essa pesquisa tem como objetivo investigar a qualidade da rela??o professor-beb? para a constitui??o de um sujeito aprendente ? sujeito descrito pela psicopedagogia como aquele que ? ativo diante do conhecimento. Para a an?lise dessa rela??o entre professor-beb?, ser? utilizado como m?todo a observa??o participante em duas turmas de ber??rio, sendo essa observa??o norteada por meio da aplica??o do protocolo IRDI (Indicadores de Risco de Desenvolvimento Infantil). Atrav?s dessa pesquisa, ser? poss?vel fazer uma compara??o do protocolo com as din?micas encontradas nas turmas observadas e se as rela??es proporcionadas pelos professores s?o favor?veis para a constitui??o de um sujeito aprendente.