Atrav?s de uma pesquisa etnogr?fica realizada em uma escola p?blica da cidade de Santa Maria-RS, temos como objetivo problematizar as pr?ticas pedag?gicas desenvolvidas pelos professores respons?veis pelo semin?rio integrado na escola em quest?o. Al?m disso, a pesquisa buscou in loco analisar se os professores conseguiam realizar a interdisciplinaridade entre a ?rea das Ci?ncias Humanas dentro do espa?o chamado de SI. Tendo como referencial norteador a Proposta Pedag?gica para o Ensino M?dio Polit?cnico e Educa??o Profissional Integrada ao Ensino M?dio 2011-2014, buscou-se compreender os princ?pios que orientam esta proposta e quais caminhos percorrer em rela??o ao semin?rio integrado. Como resultados imediatos, observam-se fatores intervenientes ao sucesso da proposta, tanto pela falta de forma??o continuada dos professores, quanto pela pr?pria estrutura curricular ainda baseada no modelo tradicional de ensino. Para tanto, a interdisciplinaridade que deveria ocorrer segundo a nova proposta de ensino, foi uma das quest?es mais caras ao semin?rio integrado.