A produção do presente trabalho intitulado: “As Trilhas de um Currículo Participativo e Multicultural”, visou à exequibilidade dos objetivos propostos pela disciplina Teoria de Currículo e Sociedade do Curso de Licenciatura em Pedagogia (4° Período) da UFPI, realizada na escola CEFTI Prof. Darcy Araújo, localizada em Teresina-PI. Os instrumentos de coleta de dados utilizados na realização da Pesquisa são de cunho bibliográfico, realizados através da leitura de teses, artigos e livros a cerca da organização, planejamento e construção de currículos multiculturais. A pesquisa foi fundamentada nos estudos de Lopes (2005), Abramowicz (2006), Libâneo (2004), Silva (1995), dentre outros. Os dados obtidos nesta pesquisa apontam que o fundamental na construção de currículos multiculturais é que a educação recupere uma de suas razões de ser: a de ser um espaço onde as novas gerações se capacitem para adquirir e analisar criticamente o legado cultural da sociedade.Palavras-chave: Currículo participativo, multiculturalismo, educação.