JUNIOR, Expedito Vital Marinho et al.. Omnilateralidade e emancipação humana. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/3624>. Acesso em: 25/11/2024 00:05
Nossa pesquisa está dividida em dois momentos: primeiramente, discutimos o equivoco entre a concepção de emancipação política e emancipação humana para, posteriormente nos debruçarmos de forma mais direta nos escritos de MARX e ENGELS (1985, 2006, 2008, 2010, 2011, 2012), na busca dos alicerces de uma educação omnilateral. Para melhor delinearmos essa filosofia educacional, tomaremos alguns autores que estudam as obras dos autores supracitados, dentre eles: ENGUITA (1985), LESSA & TONET (2008), TONET (2005, 2007), VÁZQUEZ (2008), tentando vincular ensino com produção material. Caracterizamos nosso estudo como de cunho bibliográfico. Chegamos, ao fim de nossa análise, à conclusão de que do arcabouço conceitual de Marx e Engels, poderemos extrair elementos relevantes para uma filosofia da educação. Algo mais abrangente do que métodos de ensino, por exemplo.