FERREIRA, Verena Santos Andrade. Leituras ilegítimas, práticas reais. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/4004>. Acesso em: 25/11/2024 00:28
Compreendendo que lugares sociais distintos produzem diferentes relações com a cultura escrita, investigamos as experiências de leitura dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por reconhecer que essa modalidade de educação reúne sujeitos das camadas menos favorecidas da sociedade, mas a todo tempo interagem com as mensagens escritas que circulam no espaço social. O estudo foi realizado nos eixos VI e VII que fazem equivalência com o ensino médio regular, numa escola de médio porte da rede pública da Bahia, cujos dados foram obtidos através de entrevistas individuais com os estudantes, no intuito de conhecer as suas práticas de leitura, as circunstâncias e condições em que são desenvolvidas, os suportes e gêneros comumente utilizados e as impressões produzidas por aquelas. Tal estudo revela a necessidade de ressignificar as formas de apropriação da cultura escrita pelas camadas mais empobrecidas da sociedade, da qual a EJA é um exemplo pontual.