Neste artigo procuramos dialogar com os professores que se ocupam com a História ensinada sobre alternativas possíveis de ensinar e aprender a História do Lugar, adotando como ponto de partida o patrimônio cultural e os lugares de memória. Apresentamos propostas, tais como: visitas a lugares históricos e entrevistas com familiares, que podem ser utilizadas pelo professor para trabalhar com seus alunos a História do Lugar no qual estão inseridos. Esses métodos têm como intuito despertar nos estudantes uma identificação com o lugar no qual vivem, como também gerar um interesse pela preservação de patrimônios públicos e culturais, fazendo com que se tornem cidadãos mais participativos na sociedade a qual pertencem. Tomamos como base pesquisas de alguns autores que abordam essa temática, documentos, incluindo os PCN’s, destacando a necessidade de ruptura com os métodos pedagógicos tradicionalmente incorporados nas práticas de ensino-aprendizagem que, além de não assegurarem o aprendizado efetivo, não garantem a apreensão problematizadora e transformadora dos lugares. No processo de construção do estudo, que levou a elaboração desse artigo, concluímos preliminarmente que o patrimônio cultural dos lugares e os lugares de memória são exemplos importantes de experiências significativas de aprendizagem.