As análises apresentadas neste estudo são resultados de uma pesquisa realizada no Centro Estadual de Educação Profissional Ministro Petrônio Portella – CEEP em Parnaíba/Piauí. Abordamos a temática da Educação Profissional e Tecnológica em tempos de precarização social e desenvolvimento (in)sustentável como resgate da teoria do capital humano e propomos discussão/reflexão sobre os impactos da demanda do modo de produção capitalista para essa modalidade de ensino, evidenciando o caráter mercadológico que permeia as politicas de educação profissional e tecnológica e o quanto se utiliza o discurso da empregabilidade e do desenvolvimento para reforçar a formação de jovens trabalhadores direcionadas ao ensino técnico. Compreendemos a relação educação e modo de produção a partir do resgate da teoria do capital humano que permeia a proposta da educação profissional e tecnológica, o que nos remete ao processo de reestruturação produtiva que passou a exigir maior qualificação dos trabalhadores, problematizamos sobre a concepção do desenvolvimento (in)sustentável imersa na sociabilidade do capital. Utilizamos uma metodologia de cunho qualitativo, em que analisamos os documentos primários da instituição e realizamos entrevista semiestruturada com a coordenadora pedagógica e a diretora. O estudo traz reflexões que foram fundamentadas sob a perspectiva de teóricos e pesquisadores que se empenham em pesquisar essa temática, ressaltamos o caráter da perspectiva do materialismo histórico dialético que permeia nossas análises.