Resumo Sabe-se que a escrita ainda é um grande desafio enfrentado pelos docentes e discentes, principalmente na rede pública de ensino, nesse trabalho identificamos que o trabalho direcionado para um gênero que circula em contextos em que os estudantes participam, reflete num resultado satisfatório na aquisição da escrita, atendendo dessa forma a uma perspectiva interacionista sociodiscursiva,
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) propõem um ensino que tenha como eixo norteador as quatro habilidades, fala, leitura, escrita e análise linguística. Por isso é importante que se utilize atividades contextualizadas, que propiciem ao aluno refletir sobre a organização da língua em seu uso efetivo, ou seja, estudá-la em seu funcionamento.
O nosso trabalho vai trazer o relato de experiência vivenciado na disciplina de Estágio Supervisionado II, em uma turma do nível fundamental 2, a partir de uma Sequência didática elaborada com base no modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) em que de acordo com a teoria proposta por esses autores, ensinar a partir de uma sequência didática, consiste numa alternativa de sistematizar o ensino através de gêneros textuais, sobretudo, de conduzir o aluno a desenvolver as quatro habilidades, ouvir, falar, ler e escrever, adequando-as às situações comunicativas.