Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

A PRÁTICA DA PRODUÇÃO E REESCRITA DE TEXTOS NO CONTEXTO ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Palavra-chaves: ESCRITA, PCN, SEQUENCIA DIDATICA Comunicação Oral (CO) GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43472
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 172
    "inscrito_id" => 104
    "titulo" => "A PRÁTICA DA PRODUÇÃO E REESCRITA DE TEXTOS NO CONTEXTO ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO"
    "resumo" => """
      Resumo Sabe-se que a  escrita ainda é um grande desafio enfrentado pelos docentes e discentes, principalmente na rede pública de ensino, nesse trabalho identificamos  que o trabalho  direcionado para um gênero que circula em contextos em que os estudantes participam, reflete num resultado satisfatório na aquisição da escrita, atendendo dessa forma a uma perspectiva interacionista sociodiscursiva, \r\n
         Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) propõem um ensino que tenha como eixo norteador as quatro habilidades, fala, leitura, escrita e análise linguística. Por isso é importante que se utilize atividades contextualizadas, que propiciem ao aluno refletir sobre a organização da língua em seu uso efetivo, ou seja, estudá-la em seu funcionamento. \r\n
         O nosso trabalho vai trazer o relato de experiência vivenciado na disciplina de Estágio Supervisionado II, em uma turma do nível fundamental 2, a partir de uma Sequência didática elaborada com base no modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) em que de acordo com a teoria proposta por esses autores,  ensinar a partir de uma sequência didática, consiste numa alternativa de sistematizar o ensino através de gêneros textuais, sobretudo, de conduzir o aluno a desenvolver as quatro habilidades,  ouvir, falar, ler e escrever, adequando-as às situações comunicativas.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ESCRITA, PCN, SEQUENCIA DIDATICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA2_ID104_24052018212249.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISIS DE FATIMA HENRIQUE PONTES TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "ISIS HENRIQUE"
    "autor_email" => "isistavarespb@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43472
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 172
    "inscrito_id" => 104
    "titulo" => "A PRÁTICA DA PRODUÇÃO E REESCRITA DE TEXTOS NO CONTEXTO ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO"
    "resumo" => """
      Resumo Sabe-se que a  escrita ainda é um grande desafio enfrentado pelos docentes e discentes, principalmente na rede pública de ensino, nesse trabalho identificamos  que o trabalho  direcionado para um gênero que circula em contextos em que os estudantes participam, reflete num resultado satisfatório na aquisição da escrita, atendendo dessa forma a uma perspectiva interacionista sociodiscursiva, \r\n
         Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) propõem um ensino que tenha como eixo norteador as quatro habilidades, fala, leitura, escrita e análise linguística. Por isso é importante que se utilize atividades contextualizadas, que propiciem ao aluno refletir sobre a organização da língua em seu uso efetivo, ou seja, estudá-la em seu funcionamento. \r\n
         O nosso trabalho vai trazer o relato de experiência vivenciado na disciplina de Estágio Supervisionado II, em uma turma do nível fundamental 2, a partir de uma Sequência didática elaborada com base no modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) em que de acordo com a teoria proposta por esses autores,  ensinar a partir de uma sequência didática, consiste numa alternativa de sistematizar o ensino através de gêneros textuais, sobretudo, de conduzir o aluno a desenvolver as quatro habilidades,  ouvir, falar, ler e escrever, adequando-as às situações comunicativas.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ESCRITA, PCN, SEQUENCIA DIDATICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA2_ID104_24052018212249.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISIS DE FATIMA HENRIQUE PONTES TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "ISIS HENRIQUE"
    "autor_email" => "isistavarespb@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

Resumo Sabe-se que a escrita ainda é um grande desafio enfrentado pelos docentes e discentes, principalmente na rede pública de ensino, nesse trabalho identificamos que o trabalho direcionado para um gênero que circula em contextos em que os estudantes participam, reflete num resultado satisfatório na aquisição da escrita, atendendo dessa forma a uma perspectiva interacionista sociodiscursiva, Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) propõem um ensino que tenha como eixo norteador as quatro habilidades, fala, leitura, escrita e análise linguística. Por isso é importante que se utilize atividades contextualizadas, que propiciem ao aluno refletir sobre a organização da língua em seu uso efetivo, ou seja, estudá-la em seu funcionamento. O nosso trabalho vai trazer o relato de experiência vivenciado na disciplina de Estágio Supervisionado II, em uma turma do nível fundamental 2, a partir de uma Sequência didática elaborada com base no modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) em que de acordo com a teoria proposta por esses autores, ensinar a partir de uma sequência didática, consiste numa alternativa de sistematizar o ensino através de gêneros textuais, sobretudo, de conduzir o aluno a desenvolver as quatro habilidades, ouvir, falar, ler e escrever, adequando-as às situações comunicativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.