AQUISIÇÃO DA ESCRITA COM BASE NOS GÊNEROS TEXTUAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43491 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 176 "inscrito_id" => 644 "titulo" => "AQUISIÇÃO DA ESCRITA COM BASE NOS GÊNEROS TEXTUAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este estudo discute o processo de aquisição da linguagem escrita tomando, por princípio, os aspectos complementares do uso contínuo e inconcluso de que essa habilidade se reflete, em relação à alfabetização e o letramento que têm um papel fundamental para um melhor desenvolvimento da aprendizagem da criança, que se inicia inclusive a partir da educação infantil e se estende ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. E é sob esta ótica dialógica de reflexão sobre os procedimentos feitos em sala de aula, com base nos aspectos da avaliação e observando quais são os fatores que dificultam os diferentes processos de aprendizagem, no que diz respeito à aquisição da leitura e da escrita. Buscamos apoio em autores como Bakhtin (1992), Ferreiro e Teberosky (1985), Foucambert (1994), Goulart e Wilson (2013), Koch (2009), Smolka (2012), Zilberman (1999), entre outros. Esses pesquisadores defendem a ideia de que o indivíduo, como um todo, utiliza os gêneros do discurso para a comunicação verbal, mesmo que em alguns casos não tenham plena consciência, da função social de cada gênero. Conforme resultado da observação no campo de estágio, constatou-se que, a criança pode ser plenamente inserida no mundo da escrita, desde que ela seja orientada ao mesmo tempo e, que, apesar das dificuldades, com as atividades com gêneros textuais a criança produz e desenvolve a leitura e a escrita de modo significativo desenvolvendo suas capacidades cognitivas, por meio do processo de alfabetização e letramento, que a escrita ocupa, no contexto social escolar e fora dela." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, GÊNEROS TEXTUAIS, AQUISIÇÃO DA ESCRITA PELA CRIANÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA2_ID644_24052018214323.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYLA VANESSA LEITE DANTAS" "autor_nome_curto" => "AYLA VANESSA" "autor_email" => "vanessa.ayla5@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43491 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 176 "inscrito_id" => 644 "titulo" => "AQUISIÇÃO DA ESCRITA COM BASE NOS GÊNEROS TEXTUAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este estudo discute o processo de aquisição da linguagem escrita tomando, por princípio, os aspectos complementares do uso contínuo e inconcluso de que essa habilidade se reflete, em relação à alfabetização e o letramento que têm um papel fundamental para um melhor desenvolvimento da aprendizagem da criança, que se inicia inclusive a partir da educação infantil e se estende ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. E é sob esta ótica dialógica de reflexão sobre os procedimentos feitos em sala de aula, com base nos aspectos da avaliação e observando quais são os fatores que dificultam os diferentes processos de aprendizagem, no que diz respeito à aquisição da leitura e da escrita. Buscamos apoio em autores como Bakhtin (1992), Ferreiro e Teberosky (1985), Foucambert (1994), Goulart e Wilson (2013), Koch (2009), Smolka (2012), Zilberman (1999), entre outros. Esses pesquisadores defendem a ideia de que o indivíduo, como um todo, utiliza os gêneros do discurso para a comunicação verbal, mesmo que em alguns casos não tenham plena consciência, da função social de cada gênero. Conforme resultado da observação no campo de estágio, constatou-se que, a criança pode ser plenamente inserida no mundo da escrita, desde que ela seja orientada ao mesmo tempo e, que, apesar das dificuldades, com as atividades com gêneros textuais a criança produz e desenvolve a leitura e a escrita de modo significativo desenvolvendo suas capacidades cognitivas, por meio do processo de alfabetização e letramento, que a escrita ocupa, no contexto social escolar e fora dela." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, GÊNEROS TEXTUAIS, AQUISIÇÃO DA ESCRITA PELA CRIANÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA2_ID644_24052018214323.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYLA VANESSA LEITE DANTAS" "autor_nome_curto" => "AYLA VANESSA" "autor_email" => "vanessa.ayla5@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }