GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO: REFLEXÕES E PRÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43523 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 124 "titulo" => "GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO: REFLEXÕES E PRÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O trabalho com os gêneros textuais se tornou uma discursão constante, principalmente depois que, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, destacou-se a importância do trabalho com diferentes gêneros textuais contextualizados para o desenvolvimento da competência comunicativa do discente. O presente artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre o trabalho com gêneros textuais no livro didático. Utilizou-se para esse fim um volume integrado do 4º ano do ensino fundamental da editora do Brasil adotado em escolas privadas do município de Queimadas nos anos de 2017/2018, relacionando a proposta do livro didático às dos PCNs e a teóricos da linguística textual. Observou-se que apesar da proposta interacionista adotada na apresentação da obra, o trabalho com gêneros textuais não estão de acordo com as propostas dos PCNs que defende a apropriação e domínio da língua como forma privilegiada de participação. Considerando que os gêneros textuais são tipos relativamente estáveis de enunciados e que, são materializados em situações comunicativas recorrentes com função sócio-comunicativa bem determinada. Percebe-se que é a função comunicativa que determina o gênero textual a ser utilizado no momento da interação, por isso é tão importante que se trabalhe os mais variados gêneros textuais na sala de aula, uma vez que as atividades diárias também são diversas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, ENSINO FUNDAMENTAL, LIVRO DIDATICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA2_ID124_22042018204551.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANE MENDES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "LIDIANE MENDES" "autor_email" => "mendeslidiane@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43523 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 124 "titulo" => "GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO: REFLEXÕES E PRÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O trabalho com os gêneros textuais se tornou uma discursão constante, principalmente depois que, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, destacou-se a importância do trabalho com diferentes gêneros textuais contextualizados para o desenvolvimento da competência comunicativa do discente. O presente artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre o trabalho com gêneros textuais no livro didático. Utilizou-se para esse fim um volume integrado do 4º ano do ensino fundamental da editora do Brasil adotado em escolas privadas do município de Queimadas nos anos de 2017/2018, relacionando a proposta do livro didático às dos PCNs e a teóricos da linguística textual. Observou-se que apesar da proposta interacionista adotada na apresentação da obra, o trabalho com gêneros textuais não estão de acordo com as propostas dos PCNs que defende a apropriação e domínio da língua como forma privilegiada de participação. Considerando que os gêneros textuais são tipos relativamente estáveis de enunciados e que, são materializados em situações comunicativas recorrentes com função sócio-comunicativa bem determinada. Percebe-se que é a função comunicativa que determina o gênero textual a ser utilizado no momento da interação, por isso é tão importante que se trabalhe os mais variados gêneros textuais na sala de aula, uma vez que as atividades diárias também são diversas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, ENSINO FUNDAMENTAL, LIVRO DIDATICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA2_ID124_22042018204551.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANE MENDES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "LIDIANE MENDES" "autor_email" => "mendeslidiane@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }