EIS A CONCLUSÃO: QUEM LÊ, RELATA
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43518 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 39 "inscrito_id" => 68 "titulo" => "EIS A CONCLUSÃO: QUEM LÊ, RELATA" "resumo" => """ Relatar fatos do cotidiano é prática corriqueira considerando-se a modalidade oral, pois sendo a fala espontânea, ignora riquezas da língua percebidas na escrita, modalidade por excelência, planejada. Quanto ao gênero relato pessoal é interessante destacar as condições metodológicas existentes a favor do professor. Em primeiro lugar cabe considerar que tais condições se efetivam caso ele conceba o texto como processo, tendo na sequência didática o aporte necessário para a prática da produção oral ou escrita. Por se tratar de algo bastante utilizado pela sociedade, é exigência atual o preparo crítico e competente dos usuários da língua. Nesse prisma, cabe aos professores de Português, a elaboração de aulas voltadas para o ensino do gênero de modo atraente, compromissado com a aprendizagem real e o letramento. O presente trabalho visa mostrar uma experiência docente realizada com alunos do sétimo da escola pública, em Umbuzeiro – PB. A metodologia utilizada incluiu leituras, debates, visitas às bibliotecas, escritas, bilhetes orientadores e reescrita, fato que garantiu a aprendizagem significativa dos alunos e crescimento do número de leitores na sala de aula. Houve ainda melhoria na linguagem oral durante as apresentações dos livros nas aulas de Português, e em outras disciplinas. Chegou-se à conclusão da importância de se promover leituras variadas, como forma de domínio do gênero discursivo em estudo e do letramento escolar. Palavras-chave: Relato, leitura, (re)escrita\r\n   """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem" "palavra_chave" => "RELATO, LEITURA, (RE)ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA2_ID68_06052018155615.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ENILDA CABRAL BARRETO RAMOS" "autor_nome_curto" => "ENILDA CABRAL" "autor_email" => "adlinebarreto@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43518 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 39 "inscrito_id" => 68 "titulo" => "EIS A CONCLUSÃO: QUEM LÊ, RELATA" "resumo" => """ Relatar fatos do cotidiano é prática corriqueira considerando-se a modalidade oral, pois sendo a fala espontânea, ignora riquezas da língua percebidas na escrita, modalidade por excelência, planejada. Quanto ao gênero relato pessoal é interessante destacar as condições metodológicas existentes a favor do professor. Em primeiro lugar cabe considerar que tais condições se efetivam caso ele conceba o texto como processo, tendo na sequência didática o aporte necessário para a prática da produção oral ou escrita. Por se tratar de algo bastante utilizado pela sociedade, é exigência atual o preparo crítico e competente dos usuários da língua. Nesse prisma, cabe aos professores de Português, a elaboração de aulas voltadas para o ensino do gênero de modo atraente, compromissado com a aprendizagem real e o letramento. O presente trabalho visa mostrar uma experiência docente realizada com alunos do sétimo da escola pública, em Umbuzeiro – PB. A metodologia utilizada incluiu leituras, debates, visitas às bibliotecas, escritas, bilhetes orientadores e reescrita, fato que garantiu a aprendizagem significativa dos alunos e crescimento do número de leitores na sala de aula. Houve ainda melhoria na linguagem oral durante as apresentações dos livros nas aulas de Português, e em outras disciplinas. Chegou-se à conclusão da importância de se promover leituras variadas, como forma de domínio do gênero discursivo em estudo e do letramento escolar. Palavras-chave: Relato, leitura, (re)escrita\r\n   """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem" "palavra_chave" => "RELATO, LEITURA, (RE)ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA2_ID68_06052018155615.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ENILDA CABRAL BARRETO RAMOS" "autor_nome_curto" => "ENILDA CABRAL" "autor_email" => "adlinebarreto@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }