A LEITURA LÚDICA CONTAÇÃO E RECONTAÇÃO DO CONTO “PINÓQUIO”, DE CARLO COLLODI: EM BUSCA DA APROPRIAÇÃO DAS DIVERSAS LINGUAGENS, UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA.
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43465 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 133 "inscrito_id" => 619 "titulo" => "A LEITURA LÚDICA CONTAÇÃO E RECONTAÇÃO DO CONTO “PINÓQUIO”, DE CARLO COLLODI: EM BUSCA DA APROPRIAÇÃO DAS DIVERSAS LINGUAGENS, UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA." "resumo" => "Este artigo traz uma proposta de trabalho para Educação Infantil, realizada com os alunos do Maternal-I da creche Santina de Gelo, Patos - PB, possibilitando reflexões sobre os saberes e fazeres docentes nessa etapa da educação. A temática, “Contação de Histórias” partiu da problemática encontrada no momento em que se observou a rotina e o ensino-aprendizagem na instituição trabalhada. Para a produção desse gênero foi necessário recorrer a alguns estudiosos da área, visto que, a teoria não deve se dissociar da prática, além disso, também foi feito um primeiro contato com os alunos da série trabalhada a fim de extrair dos mesmos seus conhecimentos prévios, para tal foi lhes apresentada a obra em questão, o que, prontamente despertou o interesse das crianças. A apresentação do conto “Pinóquio”; de Carlo Collodi, teve como objetivo o favorecimento da apropriação da leitura, através da contação de história como momento prazeroso, envolvendo a interação com outras linguagens, sensibilizando-os através do lúdico, das músicas infantis; das brincadeiras, da roda de conversa. Foi feita também a abordagem de desenhos e jogos com as vogais para enfatizarmos os nomes das personagens, a contação e dramatização da história com a utilização de fantoches e a recontação da história pelas crianças, feita de forma lúdica e imaginária. Nossa prática resultou na apropriação, pelos alunos, de diversas linguagens e saberes, mesmo em fase de letramento, mostrando a importância do lúdico na contação de histórias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 05. A Leitura Lúdica na Educação Básica" "palavra_chave" => "LÚDICO, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, LINGUAGENS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA5_ID619_24052018120547.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO COSTA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "SOCORRO COSTA" "autor_email" => "prof-socorro1@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43465 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 133 "inscrito_id" => 619 "titulo" => "A LEITURA LÚDICA CONTAÇÃO E RECONTAÇÃO DO CONTO “PINÓQUIO”, DE CARLO COLLODI: EM BUSCA DA APROPRIAÇÃO DAS DIVERSAS LINGUAGENS, UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA." "resumo" => "Este artigo traz uma proposta de trabalho para Educação Infantil, realizada com os alunos do Maternal-I da creche Santina de Gelo, Patos - PB, possibilitando reflexões sobre os saberes e fazeres docentes nessa etapa da educação. A temática, “Contação de Histórias” partiu da problemática encontrada no momento em que se observou a rotina e o ensino-aprendizagem na instituição trabalhada. Para a produção desse gênero foi necessário recorrer a alguns estudiosos da área, visto que, a teoria não deve se dissociar da prática, além disso, também foi feito um primeiro contato com os alunos da série trabalhada a fim de extrair dos mesmos seus conhecimentos prévios, para tal foi lhes apresentada a obra em questão, o que, prontamente despertou o interesse das crianças. A apresentação do conto “Pinóquio”; de Carlo Collodi, teve como objetivo o favorecimento da apropriação da leitura, através da contação de história como momento prazeroso, envolvendo a interação com outras linguagens, sensibilizando-os através do lúdico, das músicas infantis; das brincadeiras, da roda de conversa. Foi feita também a abordagem de desenhos e jogos com as vogais para enfatizarmos os nomes das personagens, a contação e dramatização da história com a utilização de fantoches e a recontação da história pelas crianças, feita de forma lúdica e imaginária. Nossa prática resultou na apropriação, pelos alunos, de diversas linguagens e saberes, mesmo em fase de letramento, mostrando a importância do lúdico na contação de histórias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 05. A Leitura Lúdica na Educação Básica" "palavra_chave" => "LÚDICO, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, LINGUAGENS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA5_ID619_24052018120547.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO COSTA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "SOCORRO COSTA" "autor_email" => "prof-socorro1@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }