LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES DA ANA E DO LIVRO DIDÁTICO
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43531 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 162 "inscrito_id" => 573 "titulo" => "LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES DA ANA E DO LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "Diante do contexto nacional, em que políticas públicas buscam a melhoria da qualidade das competências leitoras, o projeto PIBIC “Leitura nas séries iniciais em Alagoas: contribuições da ANA (Avaliação Nacional de alfabetização) e do livro didático”, objetiva identificar as proposições de práticas de leituras contidas em coleções dos livros didáticos de Língua Portuguesa destinados aos três primeiros anos do Ensino Fundamental, a relação com as expectativas de aprendizagem de leitura indicadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e as necessidades do município de Maceió indicados pela ANA-2014. A questão que se coloca é: As proposições contidas nos livros didáticos oferecem subsídios e contribuem para o planejamento de práticas de leituras em sala de aula visando às necessidades específicas do município em interface com a Matriz de Referência de Leitura da ANA? A análise documental ocorrerá por meio da triangulação dos dados extraídos das propostas de leitura contidas nos livros didáticos utilizados pelas escolas de Maceió, na ANA e os resultados dos níveis de competência leitora de Maceió - 2014. Por ser a ANA um indicador da proficiência de leitura dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, Maceió ter apresentados índices abaixo de 30% na edição de 2014 e o livro didático ser um instrumento pedagógico para a leitura, a hipótese é que as informações possam contribuir para as discussões acerca das ações de alfabetização nas escolas de Maceió." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT - 11. Políticas Publicas para o Ensino de Hoje" "palavra_chave" => "LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS, AVALIAÇÃO EXTERNA, AVALIAÇÃO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD4_SA11_ID573_24052018190252.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILMA VIEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "ILMA VIEIRA COSTA" "autor_email" => "ilmavieiracosta@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43531 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 162 "inscrito_id" => 573 "titulo" => "LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES DA ANA E DO LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "Diante do contexto nacional, em que políticas públicas buscam a melhoria da qualidade das competências leitoras, o projeto PIBIC “Leitura nas séries iniciais em Alagoas: contribuições da ANA (Avaliação Nacional de alfabetização) e do livro didático”, objetiva identificar as proposições de práticas de leituras contidas em coleções dos livros didáticos de Língua Portuguesa destinados aos três primeiros anos do Ensino Fundamental, a relação com as expectativas de aprendizagem de leitura indicadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e as necessidades do município de Maceió indicados pela ANA-2014. A questão que se coloca é: As proposições contidas nos livros didáticos oferecem subsídios e contribuem para o planejamento de práticas de leituras em sala de aula visando às necessidades específicas do município em interface com a Matriz de Referência de Leitura da ANA? A análise documental ocorrerá por meio da triangulação dos dados extraídos das propostas de leitura contidas nos livros didáticos utilizados pelas escolas de Maceió, na ANA e os resultados dos níveis de competência leitora de Maceió - 2014. Por ser a ANA um indicador da proficiência de leitura dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, Maceió ter apresentados índices abaixo de 30% na edição de 2014 e o livro didático ser um instrumento pedagógico para a leitura, a hipótese é que as informações possam contribuir para as discussões acerca das ações de alfabetização nas escolas de Maceió." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT - 11. Políticas Publicas para o Ensino de Hoje" "palavra_chave" => "LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS, AVALIAÇÃO EXTERNA, AVALIAÇÃO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD4_SA11_ID573_24052018190252.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILMA VIEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "ILMA VIEIRA COSTA" "autor_email" => "ilmavieiracosta@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }