PROCEDIMENTO PARENTÉTICO: UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-
DISCURSIVA EM TEXTOS DA ESFERA JORNALÍSTICA
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43591 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 212 "inscrito_id" => 384 "titulo" => """ PROCEDIMENTO PARENTÉTICO: UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-\r\n DISCURSIVA EM TEXTOS DA ESFERA JORNALÍSTICA """ "resumo" => """ Conforme Jubran (1977), o mecanismo de parentetização constitui um dos recursos através\r\n dos quais os interlocutores articulam os textos da oralidade, manifestando diferentes funções\r\n semântico-discursivas. Porém, uma breve análise realizada em textos argumentativos, da esfera\r\n jornalística mostra que esse mecanismo também se materializa na linguagem escrita, sinalizando\r\n mudança de tom no discurso; caso em que o autor/escritor aciona conhecimentos linguísticos e de\r\n mundo, visando interagir com o receptor/leitor, com o objetivo de, por este, ser melhor compreendido.\r\n Logo, fundamentados no campo da Linguística Funcional Contemporânea; neste artigo, o nosso\r\n principal objetivo é fazer uma análise, a qual demonstre, no primeiro momento, a existência de\r\n parênteses na linguagem escrita. No segundo momento, é também nosso objetivo fazer uma análise\r\n semântico-discursiva, desempenhada por esses parênteses, que venha demonstrar com que propósito\r\n essas funções são usadas no texto, no que se refere à natureza particular de cada uma delas. Assim,\r\n considerando os parênteses no texto escrito, como um mecanismo de organização discursiva, neste\r\n artigo, serão contemplados os parâmetros da Linguística Textual, no tocante aos postulados de Jubran\r\n (1977), como também à teoria de Kock et al. Esta no que concerne ao fluxo de informação sobre as\r\n descontinuidades na progressão temática; e aquela no que se refere ao caráter dos parênteses. Os dados\r\n são extraídos de periódicos semanais (VEJA; ISTOÉ). Além dos autores citados, para esta\r\n investigação, somos também conduzidos por autores como Decat (2011); Nogueira (1999); Cunha e\r\n Cintra (1985); Bechara (1999); dentre outros. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 10. Ensino Contextual de Gramática" "palavra_chave" => "PARÊNTESES, LINGUAGEM ESCRITA, FUNÇÕES SEMÂNTICO- DISCURSIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA10_ID384_25052018163716.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA JACINTO DE FRANÇA" "autor_nome_curto" => "JOSEFA" "autor_email" => "josefajfranca@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43591 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 212 "inscrito_id" => 384 "titulo" => """ PROCEDIMENTO PARENTÉTICO: UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-\r\n DISCURSIVA EM TEXTOS DA ESFERA JORNALÍSTICA """ "resumo" => """ Conforme Jubran (1977), o mecanismo de parentetização constitui um dos recursos através\r\n dos quais os interlocutores articulam os textos da oralidade, manifestando diferentes funções\r\n semântico-discursivas. Porém, uma breve análise realizada em textos argumentativos, da esfera\r\n jornalística mostra que esse mecanismo também se materializa na linguagem escrita, sinalizando\r\n mudança de tom no discurso; caso em que o autor/escritor aciona conhecimentos linguísticos e de\r\n mundo, visando interagir com o receptor/leitor, com o objetivo de, por este, ser melhor compreendido.\r\n Logo, fundamentados no campo da Linguística Funcional Contemporânea; neste artigo, o nosso\r\n principal objetivo é fazer uma análise, a qual demonstre, no primeiro momento, a existência de\r\n parênteses na linguagem escrita. No segundo momento, é também nosso objetivo fazer uma análise\r\n semântico-discursiva, desempenhada por esses parênteses, que venha demonstrar com que propósito\r\n essas funções são usadas no texto, no que se refere à natureza particular de cada uma delas. Assim,\r\n considerando os parênteses no texto escrito, como um mecanismo de organização discursiva, neste\r\n artigo, serão contemplados os parâmetros da Linguística Textual, no tocante aos postulados de Jubran\r\n (1977), como também à teoria de Kock et al. Esta no que concerne ao fluxo de informação sobre as\r\n descontinuidades na progressão temática; e aquela no que se refere ao caráter dos parênteses. Os dados\r\n são extraídos de periódicos semanais (VEJA; ISTOÉ). Além dos autores citados, para esta\r\n investigação, somos também conduzidos por autores como Decat (2011); Nogueira (1999); Cunha e\r\n Cintra (1985); Bechara (1999); dentre outros. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 10. Ensino Contextual de Gramática" "palavra_chave" => "PARÊNTESES, LINGUAGEM ESCRITA, FUNÇÕES SEMÂNTICO- DISCURSIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA10_ID384_25052018163716.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA JACINTO DE FRANÇA" "autor_nome_curto" => "JOSEFA" "autor_email" => "josefajfranca@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }