LEITURA DE WEB NOTÍCIA POR ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DO LAYOUT SOB A ÓTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43527 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 65 "inscrito_id" => 360 "titulo" => "LEITURA DE WEB NOTÍCIA POR ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DO LAYOUT SOB A ÓTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL" "resumo" => "Este estudo objetiva analisar textos visuais multimodais no intuito de compreender a relação verbo-visual apresentada por alunos do 9º ano e, especialmente, a compreensão que esses alunos têm de layout textual. Dessa forma, mostrar as contribuições que a Linguística Sistêmico-Funcional, a Gramática do Design Visual e a Composição do Espaço Visual podem trazer para o ensino de Língua Portuguesa no que tange ao letramento visual e midiático. Diante da conjuntura tecnológica na qual a sociedade está inserida, e com o bombardeio constante de informações por meio de imagens e vídeos nas diversas mídias de massas como rádios, jornais, TVs e, principalmente, nas mídias digitais, a perspectiva mono modal de texto é, cada vez mais, deixada de lado. Assim, emerge a necessidade de tratar o texto em sua concepção multimodal, ou seja, interpretá-lo por meio não apenas de seus elementos linguístico-verbais, mas também atentar-se para os elementos visuais e códigos semióticos que compõem o texto. No entanto, a escola ainda não atribui a devida relevância ao estudo sistemático de textos não verbais. O corpus dessa pesquisa é formado por 30 (trinta) textos de alunos do 9º ano de uma escola pública rural acerca de uma web notícia que lhes foi apresentada em sala de aula, portanto, o presente trabalho é de caráter qualitativo e exploratório. Na maioria dos textos, pôde-se notar que a leitura e a análise multimodal não foram realizadas. Com efeito, ficou claro que a compreensão de layout textual apresentada pelos alunos dessa escola é muito limitada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 04. Textos Multimodais e Ensino" "palavra_chave" => "LEITURA DE MÍDIA DIGITAL, GÊNERO MIDIÁTICO, LAYOUT TEXTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA4_ID360_18052018124917.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEX MARCELO DA SILVA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ALEX MARCELO" "autor_email" => "alexmarcelomf@bol.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43527 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 65 "inscrito_id" => 360 "titulo" => "LEITURA DE WEB NOTÍCIA POR ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DO LAYOUT SOB A ÓTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL" "resumo" => "Este estudo objetiva analisar textos visuais multimodais no intuito de compreender a relação verbo-visual apresentada por alunos do 9º ano e, especialmente, a compreensão que esses alunos têm de layout textual. Dessa forma, mostrar as contribuições que a Linguística Sistêmico-Funcional, a Gramática do Design Visual e a Composição do Espaço Visual podem trazer para o ensino de Língua Portuguesa no que tange ao letramento visual e midiático. Diante da conjuntura tecnológica na qual a sociedade está inserida, e com o bombardeio constante de informações por meio de imagens e vídeos nas diversas mídias de massas como rádios, jornais, TVs e, principalmente, nas mídias digitais, a perspectiva mono modal de texto é, cada vez mais, deixada de lado. Assim, emerge a necessidade de tratar o texto em sua concepção multimodal, ou seja, interpretá-lo por meio não apenas de seus elementos linguístico-verbais, mas também atentar-se para os elementos visuais e códigos semióticos que compõem o texto. No entanto, a escola ainda não atribui a devida relevância ao estudo sistemático de textos não verbais. O corpus dessa pesquisa é formado por 30 (trinta) textos de alunos do 9º ano de uma escola pública rural acerca de uma web notícia que lhes foi apresentada em sala de aula, portanto, o presente trabalho é de caráter qualitativo e exploratório. Na maioria dos textos, pôde-se notar que a leitura e a análise multimodal não foram realizadas. Com efeito, ficou claro que a compreensão de layout textual apresentada pelos alunos dessa escola é muito limitada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 04. Textos Multimodais e Ensino" "palavra_chave" => "LEITURA DE MÍDIA DIGITAL, GÊNERO MIDIÁTICO, LAYOUT TEXTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA4_ID360_18052018124917.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEX MARCELO DA SILVA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ALEX MARCELO" "autor_email" => "alexmarcelomf@bol.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }