O TRABALHO COM LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR ESTAGIÁRIAS DO CURSO DE LETRAS
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43571 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 93 "titulo" => "O TRABALHO COM LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR ESTAGIÁRIAS DO CURSO DE LETRAS" "resumo" => """ O componente curricular Estágio Supervisionado III, oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba, no curso de Letras – Língua Portuguesa, pode ser considerado um momento positivo na formação docente, uma vez que é através dele que podemos colocar em prática as teorias apreendidas no decorrer da graduação. Ainda no que se refere a este componente, é sabido que o período de intervenção contempla tanto aulas de língua quanto de literatura. Assim, este trabalho visa apresentar o resultado da experiência no ensino da literatura no ensino médio, verificando a relação dos discentes com o texto literário e as estratégias que podem ser utilizadas para formar leitores críticos e reflexivos. A metodologia utilizada foi pesquisa-ação, através da elaboração de sequência didática planejada, a partir das respostas dos alunos a um questionário aplicado em sala de aula. Dessa forma, a experiência mostrou que a falta de interesse e o não gosto pela leitura dificulta o trabalho com o texto literário em sala de aula, ao que parece esses desafios encontrados são lacunas existentes na formação dos discentes, no entanto através de estratégias para o ensino de literatura, com base nos postulados de COSSON (2006); ZILBERMAN (2008), como também documentos oficias PCN+ (2002); RCEM (2008), dentre outros autores, é possível reverter a situação de não interesse dos alunos, proporcionando um desenvolvimento de leitores literários a partir de procedimentos de \r\n ensino. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 01. Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ENSINO, LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA1_ID93_18042018182847.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANE PEREIRA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "TATIANE FERNANDES" "autor_email" => "tatianepereirafernandes10" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43571 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 93 "titulo" => "O TRABALHO COM LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR ESTAGIÁRIAS DO CURSO DE LETRAS" "resumo" => """ O componente curricular Estágio Supervisionado III, oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba, no curso de Letras – Língua Portuguesa, pode ser considerado um momento positivo na formação docente, uma vez que é através dele que podemos colocar em prática as teorias apreendidas no decorrer da graduação. Ainda no que se refere a este componente, é sabido que o período de intervenção contempla tanto aulas de língua quanto de literatura. Assim, este trabalho visa apresentar o resultado da experiência no ensino da literatura no ensino médio, verificando a relação dos discentes com o texto literário e as estratégias que podem ser utilizadas para formar leitores críticos e reflexivos. A metodologia utilizada foi pesquisa-ação, através da elaboração de sequência didática planejada, a partir das respostas dos alunos a um questionário aplicado em sala de aula. Dessa forma, a experiência mostrou que a falta de interesse e o não gosto pela leitura dificulta o trabalho com o texto literário em sala de aula, ao que parece esses desafios encontrados são lacunas existentes na formação dos discentes, no entanto através de estratégias para o ensino de literatura, com base nos postulados de COSSON (2006); ZILBERMAN (2008), como também documentos oficias PCN+ (2002); RCEM (2008), dentre outros autores, é possível reverter a situação de não interesse dos alunos, proporcionando um desenvolvimento de leitores literários a partir de procedimentos de \r\n ensino. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 01. Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ENSINO, LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA1_ID93_18042018182847.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANE PEREIRA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "TATIANE FERNANDES" "autor_email" => "tatianepereirafernandes10" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }