LETRAMENTOS DE ALUNOS DA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL: AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM SALA DE AULA.
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43537 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 66 "inscrito_id" => 580 "titulo" => "LETRAMENTOS DE ALUNOS DA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL: AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM SALA DE AULA." "resumo" => """ O presente artigo tem como foco a análise de práticas de leitura e escrita e sua influência no processo de letramento de alunos da segunda fase do Ensino Fundamental. O trabalho será fundamentado nos estudos de Rojo (2000, 2009, 2012), Antunes (2007), Soares (1986), Street (2014) entre outros que discutem sobre as teorias do letramento. Este trabalho é fruto do projeto de pesquisa PIBIC cota 2017/2018, em andamento. Para a efetuação desta pesquisa está havendo coleta de dados, leitura de materiais e observações de aulas de professores de Língua Portuguesa em uma escola pública da cidade de Guarabira, com intuito de avaliar como as aulas, as atividades e os textos propostos em sala contribuem para o processo de letramento dos educandos. Essa pesquisa está sendo cumprida em virtude da dificuldade que existe em inserir as práticas de letramento em sala de aula, e consequentemente formar alunos letrados. É sabido que, apesar de já existirem muitos estudos acerca da temática em questão, o termo letramento ainda é um tanto novo para muitos profissionais da educação, portanto, este trabalho tem a intenção de contribuir com a discussão sistemática sobre a leitura e a escrita como práticas de letramento intrinsecamente relacionadas às ações vivenciadas pelo educando no seu cotidiano, o que contribuirá para sua formação cidadã.\r\n Palavras-chave: Letramento, Leitura, Escrita, Ensino. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, LEITURA, ESCRITA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA2_ID580_19052018154605.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GECIANY RAMOS DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "GECIANY" "autor_email" => "gecianyramos921@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43537 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 66 "inscrito_id" => 580 "titulo" => "LETRAMENTOS DE ALUNOS DA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL: AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM SALA DE AULA." "resumo" => """ O presente artigo tem como foco a análise de práticas de leitura e escrita e sua influência no processo de letramento de alunos da segunda fase do Ensino Fundamental. O trabalho será fundamentado nos estudos de Rojo (2000, 2009, 2012), Antunes (2007), Soares (1986), Street (2014) entre outros que discutem sobre as teorias do letramento. Este trabalho é fruto do projeto de pesquisa PIBIC cota 2017/2018, em andamento. Para a efetuação desta pesquisa está havendo coleta de dados, leitura de materiais e observações de aulas de professores de Língua Portuguesa em uma escola pública da cidade de Guarabira, com intuito de avaliar como as aulas, as atividades e os textos propostos em sala contribuem para o processo de letramento dos educandos. Essa pesquisa está sendo cumprida em virtude da dificuldade que existe em inserir as práticas de letramento em sala de aula, e consequentemente formar alunos letrados. É sabido que, apesar de já existirem muitos estudos acerca da temática em questão, o termo letramento ainda é um tanto novo para muitos profissionais da educação, portanto, este trabalho tem a intenção de contribuir com a discussão sistemática sobre a leitura e a escrita como práticas de letramento intrinsecamente relacionadas às ações vivenciadas pelo educando no seu cotidiano, o que contribuirá para sua formação cidadã.\r\n Palavras-chave: Letramento, Leitura, Escrita, Ensino. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, LEITURA, ESCRITA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA2_ID580_19052018154605.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GECIANY RAMOS DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "GECIANY" "autor_email" => "gecianyramos921@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }