O PAPEL DA GESTUALIDADE NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43563 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 86 "inscrito_id" => 305 "titulo" => "O PAPEL DA GESTUALIDADE NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA" "resumo" => "A aprendizagem como processo essencial para a vida humana é uma fonte de pesquisa de diversas áreas, e objeto de estudo da psicopedagogia. Na perspectiva psicopedagógica, este trabalho se propôs a trazer uma pesquisa de cunho bibliográfico que aborda a relação dos gestos com a aprendizagem humana. A partir deste conhecimento surgiu uma indagação como problemática desta pesquisa de qual o papel da gestualidade no processo de comunicação, em especial nos atendimentos em psicopedagogia? Tendo conhecimento disso, a pesquisa oferecerá contribuições aos profissionais da área da psicopedagogia, expondo os estudos dos gestos e fala e a sua relação com a aprendizagem para um processo de avaliação/intervenção psicopedagógica. Pretende-se com esse trabalho buscar subsídios para que o psicopedagogo amplie seu conhecimento para a prática psicopedagógica. Em nossa fundamentação destaca-se a contribuição de autores como McNeill (1985) que propõe que gesto e fala são indissociáveis, funcionando de forma simultânea, e os estudosde Kendon (1982) que elaborou um contínuo baseando-se na pesquisa do autor McNeill. Buscou-se expor a relação dos gestos com a aprendizagem humana através de estudos sobre a psicomotricidade, abordando-se um olhar psicopedagógico. Os teóricos utilizados para sustentar a nossa pesquisa, são estudos da linguística e logo após estudos da psicopedagogia e psicomotricidade para fazer a ligação da gestualidade e a psicopedagogia. Portanto o objetivo geral desse artigo é compreender o papel da gestualidade no processo de comunicação e especificamente no processo avaliativo/interventivo psicopedagógico. O psicopedagogo deverá levar em consideração no seu processo de avaliação/intervenção a relação dos gestos e fala." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem" "palavra_chave" => "GESTUALIDADE, PSICOMOTRICIDADE, PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA3_ID305_22052018005049.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEILLA ANNY SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "KEILLA ANNY" "autor_email" => "keila_anny@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43563 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 86 "inscrito_id" => 305 "titulo" => "O PAPEL DA GESTUALIDADE NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA" "resumo" => "A aprendizagem como processo essencial para a vida humana é uma fonte de pesquisa de diversas áreas, e objeto de estudo da psicopedagogia. Na perspectiva psicopedagógica, este trabalho se propôs a trazer uma pesquisa de cunho bibliográfico que aborda a relação dos gestos com a aprendizagem humana. A partir deste conhecimento surgiu uma indagação como problemática desta pesquisa de qual o papel da gestualidade no processo de comunicação, em especial nos atendimentos em psicopedagogia? Tendo conhecimento disso, a pesquisa oferecerá contribuições aos profissionais da área da psicopedagogia, expondo os estudos dos gestos e fala e a sua relação com a aprendizagem para um processo de avaliação/intervenção psicopedagógica. Pretende-se com esse trabalho buscar subsídios para que o psicopedagogo amplie seu conhecimento para a prática psicopedagógica. Em nossa fundamentação destaca-se a contribuição de autores como McNeill (1985) que propõe que gesto e fala são indissociáveis, funcionando de forma simultânea, e os estudosde Kendon (1982) que elaborou um contínuo baseando-se na pesquisa do autor McNeill. Buscou-se expor a relação dos gestos com a aprendizagem humana através de estudos sobre a psicomotricidade, abordando-se um olhar psicopedagógico. Os teóricos utilizados para sustentar a nossa pesquisa, são estudos da linguística e logo após estudos da psicopedagogia e psicomotricidade para fazer a ligação da gestualidade e a psicopedagogia. Portanto o objetivo geral desse artigo é compreender o papel da gestualidade no processo de comunicação e especificamente no processo avaliativo/interventivo psicopedagógico. O psicopedagogo deverá levar em consideração no seu processo de avaliação/intervenção a relação dos gestos e fala." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem" "palavra_chave" => "GESTUALIDADE, PSICOMOTRICIDADE, PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA3_ID305_22052018005049.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEILLA ANNY SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "KEILLA ANNY" "autor_email" => "keila_anny@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }