, Rayssasoarespereira. Desmotivação para a aprendizagem: um relato de experiência. Anais II CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/43509>. Acesso em: 24/11/2024 21:35
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência do estágio obrigatório institucional, da graduação de psicopedagogia/UFPB, em 2017. A ação interventiva objetivou ressaltar a importância da motivação escolar nos processos de ensino-aprendizagem, tendo em vista que é um conjunto de variáveis determinantes das ações para o alcance de objetivos, e entretanto, a ausência de motivação pode acarretar em dificuldades de aprendizagem e até de comportamento. À vista disso, valorizar as aquisições de conhecimentos dos alunos por meio da crença na sua capacidade de aprender, é uma ferramenta imprescindível para reparar as dificuldades de aprendizagem. Para tanto, contou-se com a participação de alunos do 7º ano do ensino fundamental, com idade entre 12 a 14 anos, de uma escola de rede municipal em João Pessoa/PB. Inicialmente, buscou-se investigar as principais demandas de dificuldades de aprendizagem, por meio de protocolo de observação, para então iniciar com as atividades de intervenção, que abrangeram as áreas de leitura, escrita e aritmética, utilizando-se de recursos lúdicos, a exemplo de jogos e roda de leitura, como facilitadores da aprendizagem, e em grande parte as atividades foram realizadas em grupo, a fim de promover interação entre os alunos, bem como, a troca de saberes. Sendo assim, a realização dessas atividades proporcionou melhorias para os alunos e professores, considerando que encontravam-se desmotivados, possibilitando a ressignificação da aprendizagem.