OGLIARI, Marlene Maria. Práticas de letramento social no contexto escolar. Anais II CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/43588>. Acesso em: 24/11/2024 21:18
Concepções sobre Gêneros Textuais e Letramento já fazem parte do discurso da grande maioria dos professores de Língua Portuguesa, no Brasil. Assim, no discurso desses profissionais é comum constatarmos que estão cientes sobre a necessária relação entre letramento e práticas sociais, que deve ser ensinado gêneros textuais, em uma perspectiva de letramento. Porém a prática pedagógica revela-se distanciada dos eventos e práticas de letramento ocorridas fora do contexto escolar, ações essas denominadas de letramentos sociais (STREET, 2014). Em função dessas considerações e de um levantamento diagnóstico efetivado que confirmou essa realidade, aplicamos ações pedagógicas de intervenção com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal de Garanhuns. Selecionamos como objeto de ensino e avaliação, o gênero textual midiático “notícia”, publicada por blogueiros locais. Objetivamos envolver a professora e os alunos em eventos de letramento(aula), seguida de práticas de letramento com textos que, de fato, divulgam acontecimentos da região do agreste meridional. Após leitura e compreensão do texto, a produção textual foi efetivada através de uma retextualização do conteúdo lido e discutido, porém adotando a posição de autoria da informação veiculada pelo Blog. Ao constatar o que é e como as práticas de letramento social podem ser inseridas no contexto da sala de aula, a professora participante deste estudo percebeu que ações dessa natureza podem provocar um engajamento natural dos alunos, possibilitando uma consistente apropriação do conhecimento pela mediação entre letramento social e letramento escolar, em consonância com os PCN de língua portuguesa.