TEIAS DE DIÁLOGOS FEMININOS. A GRAPHIC NOVEL “BORDADOS” E A UTILIZAÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS PARA UM ENSINO PROCESSUAL: DA ESCRITA À PRÁTICA SOCIAL
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43613 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 115 "inscrito_id" => 403 "titulo" => "TEIAS DE DIÁLOGOS FEMININOS. A GRAPHIC NOVEL “BORDADOS” E A UTILIZAÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS PARA UM ENSINO PROCESSUAL: DA ESCRITA À PRÁTICA SOCIAL" "resumo" => "Corriqueiramente estamos cercados de texto que transcendem a linguagem verbal, seja no domínio oral, em que nos deparamos com gestos, entonações de fala, expressões corporais que podem atribuir um novo significado ao significante dito; como também, na linguagem escrita que podem vir aliadas a imagens que completam, ou mesmo, mudam o sentido do que está expresso, assim como, a tipografia poderá causar um impacto distinto no leitor e até o modo que se dispõe o texto dentro do gênero pode aderir um novo sentido. Partindo da concepção defendida por Bakhtin (1997) a respeito de gêneros discursivos e tendo como base a posição tomada pelos documentos oficiais, OCEM (2006) e PCN+ Ensino Médio (2002), ao afirmarem que o trabalho do professor de língua portuguesa concentrar-se-á na utilização de diversos gêneros, propomos uma sequência didática, segundo o modelo defendido por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que será composta majoritariamente por diversos textos multimodais com o objetivo de trabalhar a leitura e a produção dessa modalidade de texto. Com o intuito de fazer o aluno não apenas um conhecedor dos textos multimodais, mas também que ele, através desses gêneros, obtenha um posicionamento e pensamento sociocrítico, a sequência didática terá como material norteador para os temas a Graphic Novel “Bordados” (2010), de Marjane Satrapi. Por meio desta obra, será trabalhado assuntos relacionados a sexualidade feminina e a construção social que gira em torno das mulheres." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 04. Textos Multimodais e Ensino" "palavra_chave" => "GÊNEROS DISCURSIVOS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, GRAPHIC NOVEL, TEXTO MULTIMODAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA4_ID403_23052018232039.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGIMÁRIO COSTA MOURA" "autor_nome_curto" => "REGIMÁRIO MOURA" "autor_email" => "regimario_12@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43613 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 115 "inscrito_id" => 403 "titulo" => "TEIAS DE DIÁLOGOS FEMININOS. A GRAPHIC NOVEL “BORDADOS” E A UTILIZAÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS PARA UM ENSINO PROCESSUAL: DA ESCRITA À PRÁTICA SOCIAL" "resumo" => "Corriqueiramente estamos cercados de texto que transcendem a linguagem verbal, seja no domínio oral, em que nos deparamos com gestos, entonações de fala, expressões corporais que podem atribuir um novo significado ao significante dito; como também, na linguagem escrita que podem vir aliadas a imagens que completam, ou mesmo, mudam o sentido do que está expresso, assim como, a tipografia poderá causar um impacto distinto no leitor e até o modo que se dispõe o texto dentro do gênero pode aderir um novo sentido. Partindo da concepção defendida por Bakhtin (1997) a respeito de gêneros discursivos e tendo como base a posição tomada pelos documentos oficiais, OCEM (2006) e PCN+ Ensino Médio (2002), ao afirmarem que o trabalho do professor de língua portuguesa concentrar-se-á na utilização de diversos gêneros, propomos uma sequência didática, segundo o modelo defendido por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que será composta majoritariamente por diversos textos multimodais com o objetivo de trabalhar a leitura e a produção dessa modalidade de texto. Com o intuito de fazer o aluno não apenas um conhecedor dos textos multimodais, mas também que ele, através desses gêneros, obtenha um posicionamento e pensamento sociocrítico, a sequência didática terá como material norteador para os temas a Graphic Novel “Bordados” (2010), de Marjane Satrapi. Por meio desta obra, será trabalhado assuntos relacionados a sexualidade feminina e a construção social que gira em torno das mulheres." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 04. Textos Multimodais e Ensino" "palavra_chave" => "GÊNEROS DISCURSIVOS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, GRAPHIC NOVEL, TEXTO MULTIMODAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA4_ID403_23052018232039.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGIMÁRIO COSTA MOURA" "autor_nome_curto" => "REGIMÁRIO MOURA" "autor_email" => "regimario_12@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }