O TECER DO TEXTO: A GRAMÁTICA EM FUNÇÃO
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43624 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 214 "inscrito_id" => 75 "titulo" => "O TECER DO TEXTO: A GRAMÁTICA EM FUNÇÃO" "resumo" => """ Concebendo que a língua se efetiva em situações de atuação social, por meio de uma\r\n diversidade de textos, para atender aos diferentes propósitos comunicativos, é defendido, pela maioria\r\n dos estudiosos, que a análise da estrutura e funcionamento da língua concilie os componentes formal,\r\n funcional, pragmático e discursivo, aspecto que se reflete nos Parâmetros Curriculares Nacionais de\r\n Língua Portuguesa destinados aos níveis Fundamental e Médio (PCNEF, 1999 e PCNEM, 2000).\r\n Nesse sentido, buscamos refletir, neste artigo, sobre os princípios orientadores do ensino de gramática,\r\n com destaque para a atividade de “análise linguística”, que passa a ser recomendada à medida que o\r\n texto torna-se o conteúdo de ensino. Nesse quadro, propiciar atividades de reflexão sobre a língua é um\r\n dos desafios para o professor. Assim, a partir da comparação entre as diretrizes delineadas por Antunes\r\n (2010), em Análise de textos, ancorada na Linguística Textual e as orientações de Neves (2002; 2012)\r\n para o estudo de fatos gramaticais, ancorada na vertente Funcionalista, demonstramos que a explicação\r\n dos fenômenos linguísticos requer embasamento das teorias da gramática e do texto. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 10. Ensino Contextual de Gramática" "palavra_chave" => "GRAMÁTICA, TEXTO, ENSINO, FUNCIONALISMO, FUNCIONALISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA10_ID75_03082018144905.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTA ANAÍSA BEZERRA RAMOS" "autor_nome_curto" => "MARTA ANAÍSA" "autor_email" => "martaanaisa@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43624 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 214 "inscrito_id" => 75 "titulo" => "O TECER DO TEXTO: A GRAMÁTICA EM FUNÇÃO" "resumo" => """ Concebendo que a língua se efetiva em situações de atuação social, por meio de uma\r\n diversidade de textos, para atender aos diferentes propósitos comunicativos, é defendido, pela maioria\r\n dos estudiosos, que a análise da estrutura e funcionamento da língua concilie os componentes formal,\r\n funcional, pragmático e discursivo, aspecto que se reflete nos Parâmetros Curriculares Nacionais de\r\n Língua Portuguesa destinados aos níveis Fundamental e Médio (PCNEF, 1999 e PCNEM, 2000).\r\n Nesse sentido, buscamos refletir, neste artigo, sobre os princípios orientadores do ensino de gramática,\r\n com destaque para a atividade de “análise linguística”, que passa a ser recomendada à medida que o\r\n texto torna-se o conteúdo de ensino. Nesse quadro, propiciar atividades de reflexão sobre a língua é um\r\n dos desafios para o professor. Assim, a partir da comparação entre as diretrizes delineadas por Antunes\r\n (2010), em Análise de textos, ancorada na Linguística Textual e as orientações de Neves (2002; 2012)\r\n para o estudo de fatos gramaticais, ancorada na vertente Funcionalista, demonstramos que a explicação\r\n dos fenômenos linguísticos requer embasamento das teorias da gramática e do texto. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 10. Ensino Contextual de Gramática" "palavra_chave" => "GRAMÁTICA, TEXTO, ENSINO, FUNCIONALISMO, FUNCIONALISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA10_ID75_03082018144905.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTA ANAÍSA BEZERRA RAMOS" "autor_nome_curto" => "MARTA ANAÍSA" "autor_email" => "martaanaisa@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }