APRENDIZAGEM DO SISTEMA BRAILLE: IDENTIDADE E INVESTIMENTO (?)
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44388 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 664 "inscrito_id" => 1173 "titulo" => "APRENDIZAGEM DO SISTEMA BRAILLE: IDENTIDADE E INVESTIMENTO (?)" "resumo" => "O objetivo deste artigo é discutir um estudo exploratório sobre a identidade de oito alunos-professores como aprendizes do Curso de Formação Continuada “Sistema Braille -40h” da região do Distrito Federal, com base nas narrativas sobre as razões em buscarem tal formação. Com base nos dados gerados, identificou-se os conceitos desenvolvidos por Bonny Norton, a questão do investimento na aprendizagem e as comunidades imaginadas pelos participantes do curso. Isto é, as razões por essa aprendizagem se baseiam num investimento claro na qualificação pessoal e profissional. Sendo que essa última aponta para uma comunidade imaginada: a educação especial/inclusiva. Também uma abordagem narrativa de pesquisa foi adotada, já que as identidades são narrativas socioculturais progressivamente construídas. A análise mostrou que a identidade revelada dos cursistas-professores investigados gira em torno a dois tipos de investimentos: aqueles que os levam a aprender o sistema de leitura e escrita tátil como recurso para trabalhar (ensinar) indivíduos com deficiência visual (na educação especial ou na educação inclusiva) e aprender o sistema para ajudar ao próximo, que entendemos ser um capital social. Os resultados mostram que no grupo dos cursistas pesquisado, a identidade do aprendiz do sistema braille e a identidade social parecem se misturar, e em muitos casos, a segunda se sobrepõe a primeira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "SISTEMA BRAILLE, FORMAÇÃO CONTINUADA, IDENTIDADE, INVESTIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA3_ID1173_03082018221511.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIRLANE MARIA FERREIRA FLORINDO" "autor_nome_curto" => "GIRLANE" "autor_email" => "girlane.florindo@ifb.edu." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44388 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 664 "inscrito_id" => 1173 "titulo" => "APRENDIZAGEM DO SISTEMA BRAILLE: IDENTIDADE E INVESTIMENTO (?)" "resumo" => "O objetivo deste artigo é discutir um estudo exploratório sobre a identidade de oito alunos-professores como aprendizes do Curso de Formação Continuada “Sistema Braille -40h” da região do Distrito Federal, com base nas narrativas sobre as razões em buscarem tal formação. Com base nos dados gerados, identificou-se os conceitos desenvolvidos por Bonny Norton, a questão do investimento na aprendizagem e as comunidades imaginadas pelos participantes do curso. Isto é, as razões por essa aprendizagem se baseiam num investimento claro na qualificação pessoal e profissional. Sendo que essa última aponta para uma comunidade imaginada: a educação especial/inclusiva. Também uma abordagem narrativa de pesquisa foi adotada, já que as identidades são narrativas socioculturais progressivamente construídas. A análise mostrou que a identidade revelada dos cursistas-professores investigados gira em torno a dois tipos de investimentos: aqueles que os levam a aprender o sistema de leitura e escrita tátil como recurso para trabalhar (ensinar) indivíduos com deficiência visual (na educação especial ou na educação inclusiva) e aprender o sistema para ajudar ao próximo, que entendemos ser um capital social. Os resultados mostram que no grupo dos cursistas pesquisado, a identidade do aprendiz do sistema braille e a identidade social parecem se misturar, e em muitos casos, a segunda se sobrepõe a primeira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "SISTEMA BRAILLE, FORMAÇÃO CONTINUADA, IDENTIDADE, INVESTIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA3_ID1173_03082018221511.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIRLANE MARIA FERREIRA FLORINDO" "autor_nome_curto" => "GIRLANE" "autor_email" => "girlane.florindo@ifb.edu." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }