Buscar diálogos entre diferentes temáticas da educação é ponto fulcral para a construção de práticas consolidadas, dessa forma, nosso ensaio apresenta reflexões sobre a alfabetização do aluno com deficiência intelectual (DI) se apoiando na literatura com o intuito de viabilizar a inclusão escolar. Sendo assim, nosso objetivo com esse trabalho é refletir sobre os possíveis diálogos teóricos encontrados entre o texto literário e o livro de literatura infantil com processo de alfabetização da criança com DI. Metodologicamente o ensaio se constrói com discussões teóricas a fim de elucidar uma determinada temática, em nosso caso buscamos autores que discorrem sobre inclusão escolar, alfabetização, deficiência intelectual e literatura para construir um escopo de idéias com o intuito de defender uma prática docente que está para além das divisões didáticas e pedagógicas dos temas. Em nossas reflexões evidenciamos a importância de se discutir sobre o processo de alfabetização da criança com deficiência intelectual, apontamos que a prática com o texto literário ou o livro de literatura infantil pode possibilitar novos caminhos para o sucesso desse processo, e ainda, abrir um leque de possibilidades que podem ser usadas pelo docente para a inclusão do aluno com DI nas práticas alfabetizadoras. Concluímos apontando a relevância de discussões como essas, além de defender que é necessário ainda mais trabalhos que busquem diálogos entre essas diferentes áreas da educação, incluindo outras temáticas que não fazem parte do escopo desse ensaio, porém compreendemos esse trabalho como contribuições teóricas para pesquisas e praticas docentes futuras.