CADERNO DE CORES EM LÍNGUA DE SINAIS: ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ARTE, LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44450 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 445 "inscrito_id" => 997 "titulo" => "CADERNO DE CORES EM LÍNGUA DE SINAIS: ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ARTE, LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS" "resumo" => "A discussão sobre inclusão está cada vez mais presente, seja nos estudos ou na prática dos professores, que normalmente enfrentam dificuldades de elaboração de planos direcionados e adaptação de atividades. O presente trabalho teve como objetivo construir material de atividades pedagógicas relacionada ao ensino do componente curricular Arte nas séries iniciais do ensino fundamental para surdos. Percebeu-se a necessidade de trabalhar as cores utilizando material diversificado, visual, com texturas, tamanhos, com desenhos dos sinais para melhor aprendizagem do aluno surdo e consequentemente dos familiares, visto que, na grande maioria, não dispõe de propriedade no uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicar com a criança. Para a construção do material houve necessidade de pesquisa no ensino de Arte para surdos, habilidades e conhecimentos pela BNCC e dos desenhos dos sinais pelo dicionário de Capovilla e Raphael, culminando com a prática do material em sala de aula. Diante disto, mostraremos as etapas para a construção do material e, por conseguinte as discussões a respeito do tema. O resultado da vivência do material pedagógico mostrou que houve aprendizagem das cores com êxito e pincipalmente ampliação no vocabulário: em Libras, como primeira língua (L1) para os surdos e segunda língua (L2) para os familiares e em Língua Portuguesa como segunda língua (L2) para os surdos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "ENSINO DE ARTE, EDUCAÇÃO DE SURDOS, MATERIAL PEDAGÓGICO INCLUSIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA7_ID997_01082018075421.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILLE SOUSA DUARTE" "autor_nome_curto" => "JAMILLE" "autor_email" => "jamille-duarte@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44450 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 445 "inscrito_id" => 997 "titulo" => "CADERNO DE CORES EM LÍNGUA DE SINAIS: ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE ARTE, LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS" "resumo" => "A discussão sobre inclusão está cada vez mais presente, seja nos estudos ou na prática dos professores, que normalmente enfrentam dificuldades de elaboração de planos direcionados e adaptação de atividades. O presente trabalho teve como objetivo construir material de atividades pedagógicas relacionada ao ensino do componente curricular Arte nas séries iniciais do ensino fundamental para surdos. Percebeu-se a necessidade de trabalhar as cores utilizando material diversificado, visual, com texturas, tamanhos, com desenhos dos sinais para melhor aprendizagem do aluno surdo e consequentemente dos familiares, visto que, na grande maioria, não dispõe de propriedade no uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicar com a criança. Para a construção do material houve necessidade de pesquisa no ensino de Arte para surdos, habilidades e conhecimentos pela BNCC e dos desenhos dos sinais pelo dicionário de Capovilla e Raphael, culminando com a prática do material em sala de aula. Diante disto, mostraremos as etapas para a construção do material e, por conseguinte as discussões a respeito do tema. O resultado da vivência do material pedagógico mostrou que houve aprendizagem das cores com êxito e pincipalmente ampliação no vocabulário: em Libras, como primeira língua (L1) para os surdos e segunda língua (L2) para os familiares e em Língua Portuguesa como segunda língua (L2) para os surdos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "ENSINO DE ARTE, EDUCAÇÃO DE SURDOS, MATERIAL PEDAGÓGICO INCLUSIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA7_ID997_01082018075421.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILLE SOUSA DUARTE" "autor_nome_curto" => "JAMILLE" "autor_email" => "jamille-duarte@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }