O presente artigo tem como objetivo discutir sobre a inclusão de famílias homoparentais em
livros infantis e possíveis meios de discutir a temática no âmbito escolar. Para realizar esse
trabalho será necessário fazer uma pesquisa bibliográfica utilizando como aportes teóricos:
ARGÜELLO (2005), ALVES et alia (2016), FOUCAULT (1975), DRESCH (2016),
BITTAR (1993) COSTA et SANTOS (2016) e MEIRELES (1984) como também, uma
análise qualitativa em que observaremos as impressões de graduandos em Letras línguas
estrangeiras referentes ao tema abordado através de suas leituras dos livros infantis And tango
makes three e Nicolás tiene dos papás. A princípio será contextualizado o conceito de família
e noções de identidade(s), conseguinte abordaremos a representação da família homoparental
nos livros paradidáticos infantis. Posteriormente, serão analisados as opiniões dos professores
em formação dos cursos de línguas estrangeiras acerca da questão da diversidade de
identidades de gênero e de família e como a mesma poderia ser trabalhada em sala de aula
através da literatura infantil. Desse modo, a pesquisa contribuirá com a difusão de novas
abordagens de ensino da literatura que incluam as múltiplas formas de visualizar a noção de
família na sociedade.