RELATO DE EXPERIMENTO DE PH PARA DEFICIENTES VISUAIS
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45037 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 930 "titulo" => "RELATO DE EXPERIMENTO DE PH PARA DEFICIENTES VISUAIS" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo avaliar a aplicabilidade e a eficiência de um experimento para deficientes visuais, o qual visa o ensino de pH por meio de uma faixa indicativa sonora, relacionando o pH lido com frequências de notas musicais. A principal justificativa deste trabalho é promover a autonomia dos deficientes visuais no ensino de químico, além de possibilitar atividades experimentais usando tecnologias assistivas de baixo custo, uma vez que não são muitas as tecnologias existentes para atender tal público na área da química. A faixa indicativa foi criada a partir de um equipamento baseado no uso de uma plataforma de desenvolvimento digital e a partir de uma relação matemática exponencial entre os valores de pH e de frequências sonoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "ACESSIBILIDADE, PH, DEFICIENTES VISUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA17_ID930_12052018143532.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMUEL CARVALHO COSTA" "autor_nome_curto" => "SAMUEL" "autor_email" => "costa.samuelcarvalho@gmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45037 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 930 "titulo" => "RELATO DE EXPERIMENTO DE PH PARA DEFICIENTES VISUAIS" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo avaliar a aplicabilidade e a eficiência de um experimento para deficientes visuais, o qual visa o ensino de pH por meio de uma faixa indicativa sonora, relacionando o pH lido com frequências de notas musicais. A principal justificativa deste trabalho é promover a autonomia dos deficientes visuais no ensino de químico, além de possibilitar atividades experimentais usando tecnologias assistivas de baixo custo, uma vez que não são muitas as tecnologias existentes para atender tal público na área da química. A faixa indicativa foi criada a partir de um equipamento baseado no uso de uma plataforma de desenvolvimento digital e a partir de uma relação matemática exponencial entre os valores de pH e de frequências sonoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "ACESSIBILIDADE, PH, DEFICIENTES VISUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA17_ID930_12052018143532.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMUEL CARVALHO COSTA" "autor_nome_curto" => "SAMUEL" "autor_email" => "costa.samuelcarvalho@gmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }