CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS IFS: UM
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ACOMPANHAMENTO DE
ESTUDANTES ATENDIDOS PELO NAPNE DO IFS/CAMPUS SÃO
CRISTÓVÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44452 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 710 "inscrito_id" => 2152 "titulo" => """ CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS IFS: UM\r\n RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ACOMPANHAMENTO DE\r\n ESTUDANTES ATENDIDOS PELO NAPNE DO IFS/CAMPUS SÃO\r\n CRISTÓVÃO """ "resumo" => """ O presente trabalho relata a experiência do acompanhamento realizado com estudantes\r\n atendidos pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), do curso\r\n técnico de nível médio integrado e subsequente de agropecuária, no Instituto Federal de Sergipe (IFS)\r\n - Campus São Cristóvão. Tal compartilhamento torna-se relevante por possibilitar a ampliação das\r\n discussões, troca de experiências das práticas adotadas, articulação de pesquisadores, profissionais\r\n e/ou instituições que se debruçam sobre a temática da inclusão nos Institutos Federais de Educação,\r\n Ciência e Tecnologia (IFs), fomentando, assim, o aprimoramento das ações. Para tanto, adotamos\r\n como perspectiva metodológica a modalidade do relato de experiência, utilizando como técnica a\r\n análise documental de diagnóstico dos casos, de relatórios de acompanhamento multidisciplinar,\r\n memórias de reunião, ações realizadas no campus, relatos de docentes e equipe técnica, sobre o\r\n desenvolvimento biopsicossocial e pedagógico dos alunos acompanhados, subsidiando a descrição e\r\n interpretação das etapas das ações de acompanhamento publicizadas. Sintetizando o que já está sendo\r\n experienciado ao longo desse processo, faz-se necessário ressaltar que, embora se reconheça os\r\n resultados já alcançados e a necessidade de intensificar e aprimorar as ações inclusivas, além de\r\n desenvolver tantas outras, é possível notar resultados de evolução e avanço dentro de cada\r\n particularidade dos sujeitos, como também uma crescente mudança cultural na forma de pensar e fazer\r\n educação inclusiva na rotina do IFS/Campus São Cristóvão. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ACOMPANHAMENTO, NAPNE, INSTITUTO FEDERAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA4_ID2152_06082018095557.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAILA GARDÊNIA VIANA SILVA" "autor_nome_curto" => "LAILA" "autor_email" => "laila.silva@ifs.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44452 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 710 "inscrito_id" => 2152 "titulo" => """ CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS IFS: UM\r\n RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ACOMPANHAMENTO DE\r\n ESTUDANTES ATENDIDOS PELO NAPNE DO IFS/CAMPUS SÃO\r\n CRISTÓVÃO """ "resumo" => """ O presente trabalho relata a experiência do acompanhamento realizado com estudantes\r\n atendidos pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), do curso\r\n técnico de nível médio integrado e subsequente de agropecuária, no Instituto Federal de Sergipe (IFS)\r\n - Campus São Cristóvão. Tal compartilhamento torna-se relevante por possibilitar a ampliação das\r\n discussões, troca de experiências das práticas adotadas, articulação de pesquisadores, profissionais\r\n e/ou instituições que se debruçam sobre a temática da inclusão nos Institutos Federais de Educação,\r\n Ciência e Tecnologia (IFs), fomentando, assim, o aprimoramento das ações. Para tanto, adotamos\r\n como perspectiva metodológica a modalidade do relato de experiência, utilizando como técnica a\r\n análise documental de diagnóstico dos casos, de relatórios de acompanhamento multidisciplinar,\r\n memórias de reunião, ações realizadas no campus, relatos de docentes e equipe técnica, sobre o\r\n desenvolvimento biopsicossocial e pedagógico dos alunos acompanhados, subsidiando a descrição e\r\n interpretação das etapas das ações de acompanhamento publicizadas. Sintetizando o que já está sendo\r\n experienciado ao longo desse processo, faz-se necessário ressaltar que, embora se reconheça os\r\n resultados já alcançados e a necessidade de intensificar e aprimorar as ações inclusivas, além de\r\n desenvolver tantas outras, é possível notar resultados de evolução e avanço dentro de cada\r\n particularidade dos sujeitos, como também uma crescente mudança cultural na forma de pensar e fazer\r\n educação inclusiva na rotina do IFS/Campus São Cristóvão. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ACOMPANHAMENTO, NAPNE, INSTITUTO FEDERAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA4_ID2152_06082018095557.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAILA GARDÊNIA VIANA SILVA" "autor_nome_curto" => "LAILA" "autor_email" => "laila.silva@ifs.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }