Este trabalho conecta-se à pesquisa científica em andamento no Programa de Pós-graduação em Ensino, da Universidade Federal Fluminense no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ética Aplicada, Direitos Humanos e Educação, coordenado pela professora Jacqueline de Souza Gomes, com vistas a mapear práticas pedagógicas inclusivas que não se fundamentem em laudos médicos a fim de pontuarmos temas e ações para futuras políticas públicas de inclusão escolar na região do Noroeste Fluminense. Nosso projeto de pesquisa visa: a) identificar e agrupar os sujeitos da pesquisa (docentes da educação infantil do município de Miracema, docentes do ensino fundamental do município de Santo Antônio de Pádua e docentes do ensino médio do município de Bom Jesus do Itabapoana); b) analisar como os sujeitos de pesquisa definem, classificam e entendem “dificuldades de aprendizagem” e “deficiências”; c) identificar como os sujeitos de pesquisa agem em relação a pessoas com “dificuldades de aprendizagem”; d) enumerar os problemas informados por estes sujeitos em suas práticas pedagógicas e, a partir disto, pontuar alguns temas e ações prioritárias para políticas públicas inclusivas no Noroeste Fluminense. Buscamos, pois, promover reflexão a subsidiar políticas públicas inclusivas conectadas aos direitos humanos e ao respeito ao direito de ser diferente.