O OLHAR DE MÃES DE CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA DE CAMPINA GRANDE-PB QUANTO AS RELAÇÕES PARENTAIS
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44874 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 781 "inscrito_id" => 235 "titulo" => "O OLHAR DE MÃES DE CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA DE CAMPINA GRANDE-PB QUANTO AS RELAÇÕES PARENTAIS" "resumo" => "Nos últimos anos tem-se verificado mudanças significativas nas configurações familiares, revelando modificações na maneira como pais e filhos se relacionam. A mulher vem assumindo importantes funções na sociedade, transformando o seu papel relativo ao cuidado do lar e dos filhos. Essas mudanças implicam em questionamentos sobre a forma como os pais devem se relacionar com seus filhos e geram interesses de vários pesquisadores sobre a influência das relações parentais no desenvolvimento destes. Buscando elucidar alguns desses questionamentos, foi realizada uma pesquisa, vinculada ao PIBIC, CNPq/UEPB com o objetivo de analisar o olhar das mães de crianças de diferentes idades e contextos sociais sobre as práticas educativas e os estilos parentais mais adotados com os seus filhos. As participantes foram 16 mães de crianças da escola pública e 16 da privada, na cidade de Campina Grande-PB. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada, os quais foram analisados por meio do SPSS Statistic, versão 22.0 e da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicaram que, de acordo com as participantes, o relacionamento, a formação moral e o afeto são os principais aspectos na relação mãe- filho, sendo o diálogo apontado como a principal estratégia nessa relação. Porém, o castigo foi a principal estratégia adotada pelas mães, frente ao controle do comportamento dos filhos, indicando uma dicotomia entre o estilo autoritário e o autoritativo. Não se verificou diferença significativa das respostas das mães, considerando a idade das crianças e os diferentes contextos sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-19 - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "RELAÇÕES PARENTAIS, PRÁTICAS EDUCATIVAS, ESTILOS PARENTAIS, MÃES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA23_ID235_10082018115525.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA SILVA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "BIANCA ARAUJO" "autor_email" => "biapsicologia80@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44874 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 781 "inscrito_id" => 235 "titulo" => "O OLHAR DE MÃES DE CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA DE CAMPINA GRANDE-PB QUANTO AS RELAÇÕES PARENTAIS" "resumo" => "Nos últimos anos tem-se verificado mudanças significativas nas configurações familiares, revelando modificações na maneira como pais e filhos se relacionam. A mulher vem assumindo importantes funções na sociedade, transformando o seu papel relativo ao cuidado do lar e dos filhos. Essas mudanças implicam em questionamentos sobre a forma como os pais devem se relacionar com seus filhos e geram interesses de vários pesquisadores sobre a influência das relações parentais no desenvolvimento destes. Buscando elucidar alguns desses questionamentos, foi realizada uma pesquisa, vinculada ao PIBIC, CNPq/UEPB com o objetivo de analisar o olhar das mães de crianças de diferentes idades e contextos sociais sobre as práticas educativas e os estilos parentais mais adotados com os seus filhos. As participantes foram 16 mães de crianças da escola pública e 16 da privada, na cidade de Campina Grande-PB. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada, os quais foram analisados por meio do SPSS Statistic, versão 22.0 e da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicaram que, de acordo com as participantes, o relacionamento, a formação moral e o afeto são os principais aspectos na relação mãe- filho, sendo o diálogo apontado como a principal estratégia nessa relação. Porém, o castigo foi a principal estratégia adotada pelas mães, frente ao controle do comportamento dos filhos, indicando uma dicotomia entre o estilo autoritário e o autoritativo. Não se verificou diferença significativa das respostas das mães, considerando a idade das crianças e os diferentes contextos sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-19 - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "RELAÇÕES PARENTAIS, PRÁTICAS EDUCATIVAS, ESTILOS PARENTAIS, MÃES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA23_ID235_10082018115525.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA SILVA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "BIANCA ARAUJO" "autor_email" => "biapsicologia80@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }