Atualmente, a busca por novas metodologias de ensino para serem inseridas em sala de aula para facilitar a aprendizagem de estudantes com de Necessidades Educativas Especiais (NEE) está cada vez mais amplo na literatura científica. Uma das alternativas empregada para esta finalidade, são as pranchas temáticas comunicativas, que surgem como um recurso didático-pedagógico promissor para efetivar o processo de ensino-aprendizagem destes estudantes. Entretanto, pesquisas realizadas em periódicos e no google acadêmico a respeito de pranchas comunicativas destinados para o ensino de Química, não mostraram nenhum trabalho a respeito que discuta este recurso para esta disciplina. À vista disto, em discussões no componente curricular Educação Especial e Inclusiva no curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi possível a construção de pranchas comunicativas para os conteúdos: estados físicos da matéria (sólido, líquido e gasoso), unidade de matéria e volume. As pranchas foram desenvolvidas em cima de imagens e palavras-chaves simples e didáticas que pudessem contribuir com o ensino de Química para estes alunos com NEE nas escolas de Educação Básica, com o intuito de intensificar ainda mais o processo de inclusão.