CONVERSA SOBRE O USO DA INTERNET/WEBQUEST NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEPB: O QUE DIZEM OS ALUNOS QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS?
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44484 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 503 "inscrito_id" => 399 "titulo" => "CONVERSA SOBRE O USO DA INTERNET/WEBQUEST NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEPB: O QUE DIZEM OS ALUNOS QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS?" "resumo" => "Este artigo discute a importância das teorias da aprendizagem para o uso dos recursos da Internet, no processo de construção do conhecimento, a partir da interação em sala de aula, entre professor-aluno do componente curricular ensino de língua portuguesa, dos anos iniciais, no contexto universitário do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Adota uma metodologia qualitativo-descritiva, cujo corpus foi um recorte de 7 sujeitos coletado no universo de 47 alunos, com idade entre 21 e 46 anos. Busca-se ainda, tratar da importância didático-pedagógica da metodologia do trabalho cooperativo que proporciona o uso da webquest, especialmente, em relação à prática de leitura, no processo de ensino-aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde a interação e a ação são fundamentais para que se concretize o conhecimento e o estímulo pela leitura. Conclui-se que o uso da internet na compreensão do ensino de língua portuguesa dos anos iniciais ainda é um campo em que muito ainda está por se explorar, sinalizando um caminho com possibilidades de modos de ensinar e de aprender. Os dados analisados reforçam a necessidade de se informar que a metodologia interativa da webquest, sobre a prática de leitura nos anos iniciais auxilia tanto o professor sobre a eficácia do modelo apresentado através do resumo da webquest quanto possui a vantagem de engajar alunos e professor(es) no uso da internet voltado para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico no desenvolvimento da prática educativa dos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR-ALUNO, LEITURA, INTERNET, WEBQUEST" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA2_ID399_02082018064938.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ GUERRA" "autor_nome_curto" => "M. J.GUERRA" "autor_email" => "mariajguerra@superig.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44484 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 503 "inscrito_id" => 399 "titulo" => "CONVERSA SOBRE O USO DA INTERNET/WEBQUEST NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEPB: O QUE DIZEM OS ALUNOS QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS?" "resumo" => "Este artigo discute a importância das teorias da aprendizagem para o uso dos recursos da Internet, no processo de construção do conhecimento, a partir da interação em sala de aula, entre professor-aluno do componente curricular ensino de língua portuguesa, dos anos iniciais, no contexto universitário do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Adota uma metodologia qualitativo-descritiva, cujo corpus foi um recorte de 7 sujeitos coletado no universo de 47 alunos, com idade entre 21 e 46 anos. Busca-se ainda, tratar da importância didático-pedagógica da metodologia do trabalho cooperativo que proporciona o uso da webquest, especialmente, em relação à prática de leitura, no processo de ensino-aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde a interação e a ação são fundamentais para que se concretize o conhecimento e o estímulo pela leitura. Conclui-se que o uso da internet na compreensão do ensino de língua portuguesa dos anos iniciais ainda é um campo em que muito ainda está por se explorar, sinalizando um caminho com possibilidades de modos de ensinar e de aprender. Os dados analisados reforçam a necessidade de se informar que a metodologia interativa da webquest, sobre a prática de leitura nos anos iniciais auxilia tanto o professor sobre a eficácia do modelo apresentado através do resumo da webquest quanto possui a vantagem de engajar alunos e professor(es) no uso da internet voltado para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico no desenvolvimento da prática educativa dos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR-ALUNO, LEITURA, INTERNET, WEBQUEST" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA2_ID399_02082018064938.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ GUERRA" "autor_nome_curto" => "M. J.GUERRA" "autor_email" => "mariajguerra@superig.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }