COTIDIANO, PERGUNTA, DIÁLOGO E CONFLITO: UMA PROPOSTA DE
TRANSFERÊNCIA PEDAGÓGICA DO CENTRO DE TRABALHO E CULTURA DE
RECIFE PARA O INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44487 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 649 "inscrito_id" => 1043 "titulo" => """ COTIDIANO, PERGUNTA, DIÁLOGO E CONFLITO: UMA PROPOSTA DE\r\n TRANSFERÊNCIA PEDAGÓGICA DO CENTRO DE TRABALHO E CULTURA DE\r\n RECIFE PARA O INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE """ "resumo" => """ A pedagogia da pergunta implica em uma educação para liberdade. Tal liberdade emerge\r\n como uma importante proposta de aprendizado denominada de cotidianidade do outro. Dessa maneira,\r\n a questão da pergunta e do diálogo remete a um próximo elemento, o conflito. Contudo, diálogo e\r\n conflito não devem ser entendidos somente como práticas educativas, mas também, práticas sociais.\r\n Assim, esse “conflito” não está em oposição ao sentido de integração e pode até parecer ser induzidos\r\n por razões egocêntricas, se forem descritos tal qual se apresentam, mas, no entanto, o verdadeiro motivo\r\n por trás da maioria dos conflitos é a busca pelo reconhecimento ou pela inclusão na sociedade. Portanto,\r\n por meio de uma análise qualitativa e aplicada, essa pesquisa objetiva enfatizar os momentos de\r\n “questionamentos” dos alunos de um curso de extensão do IFFluminense, onde pretende-se, por meio\r\n das análises dessas conversas, caracterizar a “pergunta” em três estágios distintos, a saber: como\r\n elemento do cotidiano, como fomentadora de diálogo e como provocadora de conflito. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-12 - EDUCAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "COTIDIANO, PERGUNTA, DIÁLOGO, CONFLITO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA14_ID1043_03082018201525.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORGE LUIZ CLEMENTE GOMES" "autor_nome_curto" => "JORGE CLEMENTE" "autor_email" => "jorge.gomes@iff.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44487 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 649 "inscrito_id" => 1043 "titulo" => """ COTIDIANO, PERGUNTA, DIÁLOGO E CONFLITO: UMA PROPOSTA DE\r\n TRANSFERÊNCIA PEDAGÓGICA DO CENTRO DE TRABALHO E CULTURA DE\r\n RECIFE PARA O INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE """ "resumo" => """ A pedagogia da pergunta implica em uma educação para liberdade. Tal liberdade emerge\r\n como uma importante proposta de aprendizado denominada de cotidianidade do outro. Dessa maneira,\r\n a questão da pergunta e do diálogo remete a um próximo elemento, o conflito. Contudo, diálogo e\r\n conflito não devem ser entendidos somente como práticas educativas, mas também, práticas sociais.\r\n Assim, esse “conflito” não está em oposição ao sentido de integração e pode até parecer ser induzidos\r\n por razões egocêntricas, se forem descritos tal qual se apresentam, mas, no entanto, o verdadeiro motivo\r\n por trás da maioria dos conflitos é a busca pelo reconhecimento ou pela inclusão na sociedade. Portanto,\r\n por meio de uma análise qualitativa e aplicada, essa pesquisa objetiva enfatizar os momentos de\r\n “questionamentos” dos alunos de um curso de extensão do IFFluminense, onde pretende-se, por meio\r\n das análises dessas conversas, caracterizar a “pergunta” em três estágios distintos, a saber: como\r\n elemento do cotidiano, como fomentadora de diálogo e como provocadora de conflito. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-12 - EDUCAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "COTIDIANO, PERGUNTA, DIÁLOGO, CONFLITO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA14_ID1043_03082018201525.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORGE LUIZ CLEMENTE GOMES" "autor_nome_curto" => "JORGE CLEMENTE" "autor_email" => "jorge.gomes@iff.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }