IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA PRÁTICAS INTEGRATIVAS E
COMPLEMENTARES NOS CURSOS DE SAÚDE
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Objetivou-se revisar acerca da implantação do componente curricular práticas integrativas e complementares nos cursos da área de saúde. O presente artigo de revisão da literatura acerca da implementação do componente curricular Prática Integrativas e Complementares (PICS) nos cursos de graduação de saúde, foi realizada por consulta a bancos de dados Ministério da saúde e SciELO. A busca foi realizada pela combinação das palavras-chave “Terapias Complementares” e “PICS na graduação” com língua e sintaxe apropriadas a cada banco de dados, a partir de 2006, utilizaram-se artigos em português. Diante das bases utilizadas, foram encontrados cerca de seis artigos relacionados com o exercício das práticas integrativas e complementares (PNPIC) nos cursos de graduação em saúde. A utilização desta na atenção básica como forma de inclusão por ser de baixo custo, fácil acesso e excelente perspectiva de ampliação do cuidado em saúde. Há necessidade de integrar a medicina moderna às práticas de saúde não convencionais na atenção à saúde. As práticas complementares podem ser recursos úteis na promoção da saúde, porque estabelecem uma nova compreensão do processo saúde-doença, destacando-se a perspectiva holística e empoderamento individual impactando na vida cotidiana dos sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-12 - EDUCAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "PRÁTICAS COMPLEMENTARES, TERAPIAS COMPLEMENTARES, PICS NA GRADUAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA14_ID2937_12082018182346.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANIELLE SILVA MARINHO DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "JANIELLE MARINHO" "autor_email" => "niellejany.marinho@gmail." 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