Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O DIREITO À DISCUSSÃO DE TEMÁTICAS PERTINENTES À ESFERA SOCIAL E À PRODUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVOARGUMENTATIVO: UM PROCESSO DE LETRAMENTO ESCOLAR E PRODUÇÃO TEXTUAL NA EJA

Palavra-chaves: LEITURA E ESCRITA, TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO, LETRAMENTO ESCOLAR, LEITOR CRÍTICO, LEITOR CRÍTICO Comunicação Oral (CO) GT-13 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO
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      vai estabelecer um reconhecimento de si e do outro enquanto sujeitos de uma interação social. Partindo\r\n
      dessa premissa, defende-se que a EJA seja concebida para além de estereótipos que a ela foram\r\n
      atribuídos ao longo de sua história, como a subordinação do processo pedagógico às limitações dos\r\n
      alunos, conforme Klein (2003), e o equívoco do “assujeitamento” de temáticas às realidades desses\r\n
      estudantes, o que configura trabalhos de interpretação e discussão de temas do senso comum. Pensando\r\n
      diferentemente dessas concepções equivocadas e acreditando que só através da educação é que se\r\n
      constrói uma sociedade digna de todos, é que desenvolveu-se uma prática pedagógica de leitura e\r\n
      produção textual com o objetivo de promover a construção do leitor crítico mediante à discussão\r\n
      e à apropriação de contextos sociais, na estruturação de textos dissertativos-argumentativos na\r\n
      variação formal da língua para um letramento escolar que vai ao encontro do social, em um constante\r\n
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos requer atenção e cuidados particulares, no tocante aos processos de leitura e escrita, enquanto práticas sociais que promovam a inserção não marginalizada desse estudante nos múltiplos contextos da sociedade contemporânea, o que vai estabelecer um reconhecimento de si e do outro enquanto sujeitos de uma interação social. Partindo dessa premissa, defende-se que a EJA seja concebida para além de estereótipos que a ela foram atribuídos ao longo de sua história, como a subordinação do processo pedagógico às limitações dos alunos, conforme Klein (2003), e o equívoco do “assujeitamento” de temáticas às realidades desses estudantes, o que configura trabalhos de interpretação e discussão de temas do senso comum. Pensando diferentemente dessas concepções equivocadas e acreditando que só através da educação é que se constrói uma sociedade digna de todos, é que desenvolveu-se uma prática pedagógica de leitura e produção textual com o objetivo de promover a construção do leitor crítico mediante à discussão e à apropriação de contextos sociais, na estruturação de textos dissertativos-argumentativos na variação formal da língua para um letramento escolar que vai ao encontro do social, em um constante processo de interação e reflexão sócio-cultural, o que ressignifica os papéis históricos desses sujeitos.

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