O PROCESSO DE ACOLHIMENTO AOS PAIS E/OU ACOMPANHANTES DA CLÍNICA PEDAGÓGICA PROFESSOR HEITOR CARRILHO – NATAL/RN
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44884 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 308 "inscrito_id" => 1764 "titulo" => "O PROCESSO DE ACOLHIMENTO AOS PAIS E/OU ACOMPANHANTES DA CLÍNICA PEDAGÓGICA PROFESSOR HEITOR CARRILHO – NATAL/RN" "resumo" => "O presente trabalho é resultado da experiência do estágio curricular com mães/pais/acompanhantes e profissionais realizado no período de agosto de 2014 a julho de 2015, na Clínica Pedagógica Professor Heitor Carrilho, localizada à rua Estância Velha nº 1630, Bairro Neópolis, Natal, Rio Grande do Norte. A clínica atende público alvo específico, envolve pessoas com deficiência múltipla que estejam em idade entre 0 – 18 anos. O objetivo geral da pesquisa-ação foi analisar o processo de acolhimento e a participação dos agentes (mães, pais e/ou acompanhantes e profissionais) no âmbito institucional. Quanto aos fins específicos, a. buscou-se articular rodas de conversa junto às mães pais e/ou acompanhantes; b. refletir junto aos profissionais sobre o acolhimento; c. dialogar com os pais e/ou acompanhantes sobre o acesso aos direitos e os desafios no cuidado e construção de vínculos e a autoestima deste público; d. promover atividades de oficinas as mães da clínica, como estratégia de fortalecer o clube de mães. A metodologia utilizada foi a de diário de campo, observação participante, uso da escuta qualificada, acolhimento, coleta de dados, pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e quantiqualitativa, envolvendo 50% do público alvo, 16 funcionários e 78 pais/familiares, correspondendo um total de 94 questionários aplicados, realizados no horário vespertino. A pesquisa e a aplicação dos questionários, com perguntas estruturadas, abertas e fechada, objetivas e subjetivas, foi realizada no período de novembro a dezembro do ano de 2014. Os resultados atingidos aplicam-se a intervenção, e, as consequentes repostas ao nó crítico no referido objeto de estudo ora analisado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "SERVIÇO SOCIAL, SAÚDE MENTAL, ACOLHIMENTO, CUIDADO, CUIDADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA4_ID1764_24072018192016.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA FEITOSA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA" "autor_email" => "elizangelafsouza13@hotmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44884 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 308 "inscrito_id" => 1764 "titulo" => "O PROCESSO DE ACOLHIMENTO AOS PAIS E/OU ACOMPANHANTES DA CLÍNICA PEDAGÓGICA PROFESSOR HEITOR CARRILHO – NATAL/RN" "resumo" => "O presente trabalho é resultado da experiência do estágio curricular com mães/pais/acompanhantes e profissionais realizado no período de agosto de 2014 a julho de 2015, na Clínica Pedagógica Professor Heitor Carrilho, localizada à rua Estância Velha nº 1630, Bairro Neópolis, Natal, Rio Grande do Norte. A clínica atende público alvo específico, envolve pessoas com deficiência múltipla que estejam em idade entre 0 – 18 anos. O objetivo geral da pesquisa-ação foi analisar o processo de acolhimento e a participação dos agentes (mães, pais e/ou acompanhantes e profissionais) no âmbito institucional. Quanto aos fins específicos, a. buscou-se articular rodas de conversa junto às mães pais e/ou acompanhantes; b. refletir junto aos profissionais sobre o acolhimento; c. dialogar com os pais e/ou acompanhantes sobre o acesso aos direitos e os desafios no cuidado e construção de vínculos e a autoestima deste público; d. promover atividades de oficinas as mães da clínica, como estratégia de fortalecer o clube de mães. A metodologia utilizada foi a de diário de campo, observação participante, uso da escuta qualificada, acolhimento, coleta de dados, pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e quantiqualitativa, envolvendo 50% do público alvo, 16 funcionários e 78 pais/familiares, correspondendo um total de 94 questionários aplicados, realizados no horário vespertino. A pesquisa e a aplicação dos questionários, com perguntas estruturadas, abertas e fechada, objetivas e subjetivas, foi realizada no período de novembro a dezembro do ano de 2014. Os resultados atingidos aplicam-se a intervenção, e, as consequentes repostas ao nó crítico no referido objeto de estudo ora analisado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "SERVIÇO SOCIAL, SAÚDE MENTAL, ACOLHIMENTO, CUIDADO, CUIDADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA4_ID1764_24072018192016.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA FEITOSA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA" "autor_email" => "elizangelafsouza13@hotmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }