A informática na educação tem assumido diversos significados dependendo da visão educacional e da condição pedagógica em que o computador é utilizado. Para que a informática possa ser utilizada na aprendizagem, não basta instalar máquinas em seu ambiente, é de suma importância que a escola reflita sobre como o uso dos computadores pode promover situações significativas de aprendizagem. Neste contexto, a utilização do computador como ferramenta educacional, é visto como um instrumento com o qual o sujeito desenvolve, executa algo, ocorrendo assim, o aprendizado através da resolução de problemas e da comunicação, propiciando uma educação centrada na aprendizagem. Assim, objetiva-se com este artigo apresentar o software educativo como ferramenta pedagógica para aprendizagem do aluno surdo; e investigar quais as possibilidades pedagógicas do uso de softwares educativos para alfabetização do surdo através da descrição de uma experiência de trabalho, bem como, analisar quais as estratégias, metodologias e recursos que o professor utiliza para o desenvolvimento dessas atividades. É possível concluir que, aplicar essa metodologia de ensino nas aulas de português para alunos surdos, pode trazer benefícios e melhorias no processo ensino-aprendizagem, levando o aluno com surdez a gerar uma aprendizagem criativa e reflexiva e pensar produtivamente.