A Educação Física é componente curricular que integra a educação básica, inserindo assim também na Educação de Jovens e Adultos, visto que tal nível de ensino é uma modalidade especifica da educação básica. Nesse cenário a Educação Física ainda é marcada como aponta pesquisa por práticas pedagógicas inconsistentes e fragmentadas. Nesse sentido a presente pesquisa está inserido do âmbito das práticas pedagógicas da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos e objetiva-se apontar possibilidade pedagógicas da Educação Física que se distanciem dos traços tradicionais/arcaicos, aproximando assim também dos horizontes de inclusão nas propostas das aulas a partir dos conteúdos da Cultura Corporal (Jogos, Danças, Esportes, Ginasticas e Lutas), partindo de uma experiência de pratica de ensino de um ano no município da Paraíba. O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa dos dados a partir do diário de campo como subsídios metodológico de coleta e análise dos dados. Pôde-se notar que a priori houve posicionamentos contrários a organização das aulas, no entanto no andamento do processo didático foi notável o salto da formação dos alunos, cujas aulas passaram a serem atrativas a medida que os alunos passaram a enxergar a Educação Física como uma disciplina como as outras. Em suma, a presente pesquisa traz outras possibilidades para enxergar o trato pedagógico da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos, propostas essa que busca incluir e acolher as potencialidades trazidas pelos alunos enquanto seres engendrados de experiências históricas.