Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PRÁTICA PEDAGÓGICA X PRÁXIS EDUCATIVO: PLANEJANDO AÇÕES ENTRE O ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PLANEJAMENTO, LUDICIDADE, LUDICIDADE Comunicação Oral (CO) GT-09 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O presente trabalho relata a experiência que tivemos durante a formação PNAIC 2017/2018 com a professora Cristiana Floriano do 2º, 3º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Rosil de Carvalho Costa”, situada na zona rural do município de Duas Estradas, PB. A instituição atende crianças de 4 a 10 anos no período matutino com sala multisseriada. Durante o período da formação continuada a professora colocou em prática metodologias orientadas pelo programa com o intuito de tornar o ambiente e aprendizagem escolar significativos no que concerne a prática pedagógica. No processo de formação autores como: Magda Soares, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Angela Dionisio, Celso Vasconcelos e Perrenoud dentre outros que propõem reflexões e ações sobre Alfabetização e Letramento, planejamento e avaliação. Nessa perspectiva, buscou-se implementar uma práxis, ação-reflexão-ação sobre a prática pedagógica, de maneira a torná-la significativa para si e pra nossos alunos. No decorrer das formações foi relatado os objetivos e direitos de aprendizagem dos alunos que estão matriculados no Ciclo de Alfabetização, assim como, o compromisso que se tem com Educação proposto na meta 5 do PME: alfabetizar todas as crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, este por sua vez em consonância com o PPP da escola, bem como valorizar as relações na escola: professor-aluno, aluno-aluno, gestão-professor-aluno, família-escola. Com objetivos de desenvolver o pensamento lógico, possibilitar as diferentes formas de linguagens, construir um processo de leitura e escrita significativa que atenda as relações culturais; além de proporcionar entrosamento entre família e a escola contribuindo com continuidade dos princípios éticos da autonomia, do afeto e do bem comum.

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