O presente trabalho tem por finalidade apresentar e discutir as ações desenvolvidas na I Amostra Surdez e Educação na Escola, cujo objetivo foi sensibilizar a comunidade escolar do município de Viana-MA, através de uma vasta programação com oficinas, palestras, apresentações artísticas (pintura sobre a história da surdez, coreografias retratando dificuldades da comunidade surda, exposição de recursos didáticos) e vídeos (curta-metragem sobre o cotidiano do povo surdo), além da presença do Centro de Referência Social (CRAS) como instituição parceira. A intenção do projeto foi levar o corpo docente a refletir sobre suas práticas de sala de aula. Relembrou-se a história da educação dos surdos, a qual sinaliza para um novo momento político que remonta suas conquistas, dentre elas, a regulamentação das seguintes leis: Lei nº 10.098/2000 (Lei da Acessibilidade), Lei nº 10.436/2002 (Lei da Língua Brasileira de Sinais), Lei nº 12.319/2010 (Lei da Regulamentação do Tradutor Intérprete de Língua de Sinais) e a Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão). Pretendeu-se despertar a consciência de todos, com uma programação que contemplou temas: históricos, culturais, linguísticos e educacionais da comunidade surda. Para realização deste trabalho utilizou-se os seguintes teóricos: Perlin (2012), Alvez (2010), Brito (1993), Agrella (2012), além de contemplar a legislação vigente.