Este trabalho relata um projeto multidisciplinar cujo objetivo é desenvolver habilidades de leitura, compreensão, interpretação e produção dos diferentes gêneros textuais conectados pela tecnologia, despertando o hábito da leitura e produção textual dos alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma Escola da Rede Estadual de Ensino. O Projeto Chá Literário foi construído como um instrumento de incentivo ao hábito da leitura e escrita, assim como, o desenvolvimento de processos culturais. O problema desse enfoque surgiu por conta do baixo índice apresentado no SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco) do ano de 2015 na disciplina de Língua Portuguesa. O evento contou com a participação de toda comunidade escolar. A metodologia adotada foi a pesquisa ação. Foram realizadas atividades em sala de aula referente a leitura e escrita. Para tanto, foram utilizados o blog, facebook e whatsapp, no intuito de que os alunos pudessem interagir com colegas, professores e visitantes. Na culminância do projeto, diversas atividades foram realizadas, tais como: dramatização, poesias, paródias, música, teatro, danças, literatura de cordel, maquetes, concurso de redação e desenho. Os resultados alcançados pela escola no SAEPE de 2016 comprovaram que os alunos aprendem de forma significativa em atividades onde os mesmos são protagonistas. Houve avanço nas avaliações externas como demonstra o quadro de resultados do SAEPE/2016, no crescimento do índice de proficiência em Língua Portuguesa, assim como no desempenho das avaliações internas da escola, que favorecem o crescimento pessoal e intelectual dos educandos.