USO DE IMAGENS VIRTUAIS COMO POSSIBILIDADE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: LIMITES E DESAFIOS
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45113 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 1022 "inscrito_id" => 1717 "titulo" => "USO DE IMAGENS VIRTUAIS COMO POSSIBILIDADE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: LIMITES E DESAFIOS" "resumo" => "O uso de tecnologias na educação é um meio que pode contribuir para um maior aprendizado, geralmente garantindo um melhor desempenho quando utilizadas para o desenvolvimento de habilidades ao serem trabalhadas suas dificuldades. E nessa relação entre elas e a Educação Matemática que buscamos fazer um estudo de como podemos adaptar as imagens virtuais de atividades matemáticas, presentes em páginas de Matemática no Facebook, para a educação inclusiva. Em nossa pesquisa de mestrado, trabalhamos o uso dessas imagens virtuais para o ensino e aprendizagem da Matemática. Partindo de nossas experiências em sala de aula, onde nos deparamos com alunos com deficiência, pensamos em sugerir atividades adaptadas para o desenvolvimento do sistema cognitivo dos alunos. Esse tema, que envolve as imagens virtuais, acreditamos que seja relevante, partindo do pressuposto que somos seres muito visuais e com a chegada e intensificação das redes sociais, como o Facebook, Whatsapp, Instagram, todos nós vivemos respirando imagens por onde quer que olhemos. Essas relações, que fazemos ao olhar determinadas imagens, podem auxiliar os alunos a desenvolver suas habilidades a partir do olhar, ao mesmo tempo em que esteja integrando outras experiências sensoriais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TECNOLOGIAS, IMAGENS VIRTUAIS, ENSINO DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA2_ID1717_12082018205539.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO GOMES SOARES" "autor_nome_curto" => "LUCIANO SOARES" "autor_email" => "lgs.007@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45113 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 1022 "inscrito_id" => 1717 "titulo" => "USO DE IMAGENS VIRTUAIS COMO POSSIBILIDADE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: LIMITES E DESAFIOS" "resumo" => "O uso de tecnologias na educação é um meio que pode contribuir para um maior aprendizado, geralmente garantindo um melhor desempenho quando utilizadas para o desenvolvimento de habilidades ao serem trabalhadas suas dificuldades. E nessa relação entre elas e a Educação Matemática que buscamos fazer um estudo de como podemos adaptar as imagens virtuais de atividades matemáticas, presentes em páginas de Matemática no Facebook, para a educação inclusiva. Em nossa pesquisa de mestrado, trabalhamos o uso dessas imagens virtuais para o ensino e aprendizagem da Matemática. Partindo de nossas experiências em sala de aula, onde nos deparamos com alunos com deficiência, pensamos em sugerir atividades adaptadas para o desenvolvimento do sistema cognitivo dos alunos. Esse tema, que envolve as imagens virtuais, acreditamos que seja relevante, partindo do pressuposto que somos seres muito visuais e com a chegada e intensificação das redes sociais, como o Facebook, Whatsapp, Instagram, todos nós vivemos respirando imagens por onde quer que olhemos. Essas relações, que fazemos ao olhar determinadas imagens, podem auxiliar os alunos a desenvolver suas habilidades a partir do olhar, ao mesmo tempo em que esteja integrando outras experiências sensoriais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TECNOLOGIAS, IMAGENS VIRTUAIS, ENSINO DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA2_ID1717_12082018205539.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO GOMES SOARES" "autor_nome_curto" => "LUCIANO SOARES" "autor_email" => "lgs.007@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }