A HISTÓRIA DE HELEN KELLER: CONTRIBUIÇÕES PARA A
EDUCAÇÃO DE SURDOS-CEGOS
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45241 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 175 "inscrito_id" => 342 "titulo" => """ A HISTÓRIA DE HELEN KELLER: CONTRIBUIÇÕES PARA A\r\n EDUCAÇÃO DE SURDOS-CEGOS """ "resumo" => """ Por muitos anos pessoas com algum tipo de deficiência eram rotuladas como indivíduos\r\n incompetentes cognitivamente e com incapacidade de adequação a sociedade. Sendo assim, o livro “A\r\n história da minha vida” que é a autobiografia de Helen Keller, escritora surda-cega norte americana,\r\n surge como quebra de paradigmas a respeito desse público em uma época em que a assistência\r\n educacional adequada às necessidades das pessoas especiais não era tão desenvolvida como\r\n atualmente e também em um período onde a Língua de Sinais ainda não tinha o status linguístico na\r\n sociedade como hoje. Logo tivemos por objetivo nesse trabalho analisar as contribuições da obra em\r\n relação ao ensino-aprendizado e ao espaço do surdo-cego no ambiente escolar, pois entendemos que\r\n tal literatura é capaz de gerar reflexões quanto ao poder transformador da educação e da linguagem na\r\n vida de qualquer sujeito. Para fundamentar nossa pesquisa, nos baseamos nos estudos de Gesser\r\n (2009) que discute sobre a Língua de Sinais, o Surdo e a Surdez, nas discussões de Schwartz (2003) e\r\n Anquetil (s/d) que abordam a comunicação para surdos-cegos e também em Mantoan (2003) que\r\n discute sobre a inclusão escolar. Os resultados parciais desse estudo indicam que o livro em questão é\r\n uma ferramenta reflexiva para todos aqueles que discutem sobre a língua e sobre a educação, pois\r\n além de revelar métodos de ensino-aprendizagem específicos as demandas da protagonista, também\r\n rompe ideias pré-concebidas sobre os surdos-cegos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13: Literatura Surda" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, LÍNGUA DE SINAIS, SURDOS-CEGOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA13_ID342_23072018210726.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SOLANERES LAÉRTIA NUNES SABINO NASCIMENTO " "autor_nome_curto" => "SOLANERES NUNES SABINO" "autor_email" => "solanereslaertia@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45241 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 175 "inscrito_id" => 342 "titulo" => """ A HISTÓRIA DE HELEN KELLER: CONTRIBUIÇÕES PARA A\r\n EDUCAÇÃO DE SURDOS-CEGOS """ "resumo" => """ Por muitos anos pessoas com algum tipo de deficiência eram rotuladas como indivíduos\r\n incompetentes cognitivamente e com incapacidade de adequação a sociedade. Sendo assim, o livro “A\r\n história da minha vida” que é a autobiografia de Helen Keller, escritora surda-cega norte americana,\r\n surge como quebra de paradigmas a respeito desse público em uma época em que a assistência\r\n educacional adequada às necessidades das pessoas especiais não era tão desenvolvida como\r\n atualmente e também em um período onde a Língua de Sinais ainda não tinha o status linguístico na\r\n sociedade como hoje. Logo tivemos por objetivo nesse trabalho analisar as contribuições da obra em\r\n relação ao ensino-aprendizado e ao espaço do surdo-cego no ambiente escolar, pois entendemos que\r\n tal literatura é capaz de gerar reflexões quanto ao poder transformador da educação e da linguagem na\r\n vida de qualquer sujeito. Para fundamentar nossa pesquisa, nos baseamos nos estudos de Gesser\r\n (2009) que discute sobre a Língua de Sinais, o Surdo e a Surdez, nas discussões de Schwartz (2003) e\r\n Anquetil (s/d) que abordam a comunicação para surdos-cegos e também em Mantoan (2003) que\r\n discute sobre a inclusão escolar. Os resultados parciais desse estudo indicam que o livro em questão é\r\n uma ferramenta reflexiva para todos aqueles que discutem sobre a língua e sobre a educação, pois\r\n além de revelar métodos de ensino-aprendizagem específicos as demandas da protagonista, também\r\n rompe ideias pré-concebidas sobre os surdos-cegos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13: Literatura Surda" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, LÍNGUA DE SINAIS, SURDOS-CEGOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA13_ID342_23072018210726.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SOLANERES LAÉRTIA NUNES SABINO NASCIMENTO " "autor_nome_curto" => "SOLANERES NUNES SABINO" "autor_email" => "solanereslaertia@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }