O principal objetivo do estágio de literatura encontra-se no desenvolvimento da competência leitora dos alunos. Essa competência tem desenvolvimento através da leitura de poemas de diversos autores criteriosamente selecionados para o público infanto-juvenil. A metodologia aplicada aproxima-se da teoria sociointeracionista, pois visa propor o contato do aluno com a sociedade através das rodas de leitura. Tendo por finalidade fazer com que o aluno compreenda a funcionalidade do tema abordado pelo poema, abstendo-se dos aspectos estruturais e métricos. Inicialmente, o contato com a biblioteca foi estabelecido, uma vez que as leituras aconteceram dentro da biblioteca da escola, visando uma maior interação do aluno com o ambiente e, consequentemente, com os livros pouco consultados. Posteriormente, os alunos assistiram aos poemas recitados disponíveis na internet para que compreendessem os quesitos importantes para entonação e expressão corporal. Por fim, houve o “Poemas que escolhi”, momento que consistiu na exposição de poemas selecionados pelos alunos e que foram fixados nos muros da sala de aula juntamente com desenhos e figuras representativas. Como resultado, os alunos participaram efetivamente da exposição, de modo a gerar curiosidade nas demais turmas.