A presente comunicação pretende relatar e refletir acerca das experiências vivenciadas em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental II durante o Estágio Supervisionado de Literatura do curso de Letras- Língua Portuguesa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). As atividades foram desenvolvidas a partir de uma proposta adaptada do Livro Didático a respeito do gênero conto sob a perspectiva construtivista do conhecimento e com o objetivo de formar leitores autônomos reconhecedores da literatura como arte. Neste sentido, foram abordadas, em sala de aula, as histórias “A Bela Adormecida” e “Chapeuzinho Vermelho” em suas versões clássicas e contemporâneas, sendo essas últimas nos moldes de filmes e cordéis. Conteúdos trabalhados de maneira a não impor modelos e conceitos, mas, sim, a despertar a capacidade leitora, crítica e expressível do sujeito aluno. Verificamos que os resultados revelaram o potencial dos clássicos infantojuvenis, que apesar das adaptações realizadas a favor do tempo e espaço, não perderam sua importância na literatura e na formação leitora. Por fim, fundamentam este trabalho as teorias de Barbosa e Becker (2003), Alves (2014), Cosson (2014), Cordeiro e Lima (2014) e Figueiredo, Balthasar e Goulart (2015).