UMA NOVA PERSPECTIVA SOBRE O CLÁSSICO. A ILUSTRAÇÃO COMO UMA FERRAMENTA IMPORTANTE NA NARRATIVA: ANÁLISE DA OBRA FAUSTO ESCRITA POR GOETHE E ADAPTADA PARA QUADRINHOS.
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45459 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 314 "inscrito_id" => 235 "titulo" => "UMA NOVA PERSPECTIVA SOBRE O CLÁSSICO. A ILUSTRAÇÃO COMO UMA FERRAMENTA IMPORTANTE NA NARRATIVA: ANÁLISE DA OBRA FAUSTO ESCRITA POR GOETHE E ADAPTADA PARA QUADRINHOS." "resumo" => "O jogo imagético é comum ao homem desde a pré-história, e ao longo dos anos a cultura da imagem retratando o real e o imaginário consolidou-se. No período renascentista e barroco, a transcrição por meio de imagens (óleo sobre tela, afrescos, gravuras, etc) de passagens bíblicas, textos pagãos e da cultura grega foram tão impactantes, que até hoje, obras feitas há mais de setecentos anos atrás, são consideradas como a verdadeira arte. No século XX Salvador Dalí retratou algo diferente do que se costumava ver nos períodos anteriores: o Surrealismo que ilustra o imaginário, o incomum, o irreal. As ilustrações já eram utilizadas em livros antes mesmo da criação da prensa por Gutenberg. Aliás, muitos textos científicos (uns postos como livros de bruxaria) foram escritos e ilustrados manualmente. Com o crescente número de publicações, as ilustrações também ganharam lugar na prensa. Hoje já é comum ter um livro ilustrado, que um livro apenas com texto escrito, Uribe e Delon (1983) afirmam que as ilustrações servem não só como auxiliares do texto escrito, mas em muitos casos, como a própria base narrativa, incentivando uma melhor compreensão da história e auxiliando os leitores iniciais. Conforme defendem as autoras, a ilustração nos livros tem um papel de suma importância para o desenvolvimento e a apreensão da leitura. Algumas vezes a própria ilustração serve como base narrativa, sem que seja necessário o texto escrito. O presente trabalho tem como objetivo analisar as imagens e a maneira como elas foram dispostas na obra Fausto em quadrinhos, identificando a importância da ilustração na recriação de uma obra clássica. A versão analisada foi publicada na XI Bienal internacional do livro em Olinda/PE em outubro de 2017 pela editora Peirópolis na coleção Clássicos em HQ. Escrita por Leonardo Santana, ilustrada e colorida por Rom Freire e Daniel Ribeiro respectivamente. Conforme os estudos propostos, a ilustração não tem apenas o papel de retratar o que está escrito ou o que quer ser dito, mas sim, abranger as modalidades de percepção do indivíduo de acordo com Uribe e Delon (1983)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03: Narrativa para Crianças: ensino e pesquisa" "palavra_chave" => "ILUSTRAÇÃO, FAUSTO, ADAPTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA3_ID235_01112018164709.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADINATAN SILVA SANTANA" "autor_nome_curto" => "ADINATAN" "autor_email" => "adinatan_@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45459 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 314 "inscrito_id" => 235 "titulo" => "UMA NOVA PERSPECTIVA SOBRE O CLÁSSICO. A ILUSTRAÇÃO COMO UMA FERRAMENTA IMPORTANTE NA NARRATIVA: ANÁLISE DA OBRA FAUSTO ESCRITA POR GOETHE E ADAPTADA PARA QUADRINHOS." "resumo" => "O jogo imagético é comum ao homem desde a pré-história, e ao longo dos anos a cultura da imagem retratando o real e o imaginário consolidou-se. No período renascentista e barroco, a transcrição por meio de imagens (óleo sobre tela, afrescos, gravuras, etc) de passagens bíblicas, textos pagãos e da cultura grega foram tão impactantes, que até hoje, obras feitas há mais de setecentos anos atrás, são consideradas como a verdadeira arte. No século XX Salvador Dalí retratou algo diferente do que se costumava ver nos períodos anteriores: o Surrealismo que ilustra o imaginário, o incomum, o irreal. As ilustrações já eram utilizadas em livros antes mesmo da criação da prensa por Gutenberg. Aliás, muitos textos científicos (uns postos como livros de bruxaria) foram escritos e ilustrados manualmente. Com o crescente número de publicações, as ilustrações também ganharam lugar na prensa. Hoje já é comum ter um livro ilustrado, que um livro apenas com texto escrito, Uribe e Delon (1983) afirmam que as ilustrações servem não só como auxiliares do texto escrito, mas em muitos casos, como a própria base narrativa, incentivando uma melhor compreensão da história e auxiliando os leitores iniciais. Conforme defendem as autoras, a ilustração nos livros tem um papel de suma importância para o desenvolvimento e a apreensão da leitura. Algumas vezes a própria ilustração serve como base narrativa, sem que seja necessário o texto escrito. O presente trabalho tem como objetivo analisar as imagens e a maneira como elas foram dispostas na obra Fausto em quadrinhos, identificando a importância da ilustração na recriação de uma obra clássica. A versão analisada foi publicada na XI Bienal internacional do livro em Olinda/PE em outubro de 2017 pela editora Peirópolis na coleção Clássicos em HQ. Escrita por Leonardo Santana, ilustrada e colorida por Rom Freire e Daniel Ribeiro respectivamente. Conforme os estudos propostos, a ilustração não tem apenas o papel de retratar o que está escrito ou o que quer ser dito, mas sim, abranger as modalidades de percepção do indivíduo de acordo com Uribe e Delon (1983)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03: Narrativa para Crianças: ensino e pesquisa" "palavra_chave" => "ILUSTRAÇÃO, FAUSTO, ADAPTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA3_ID235_01112018164709.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADINATAN SILVA SANTANA" "autor_nome_curto" => "ADINATAN" "autor_email" => "adinatan_@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }